Sessão Solene na Câmara Legislativa homenageia os 60 anos da Campanha da Fraternidade Na manhã de quarta-feira (13/03), uma Sessão Solene na Câmara Legislativa homenageou a Campanha da Fraternidade pelos seus 60

O tema central abordado pela CF neste ano “Fraternidade e Amizade Social” foi o norteador das reflexões sobre a importância do respeito e da abertura ao diálogo como um caminho necessário para alcançar o bem comum.

O evento foi realizado no plenário, ação proposta pelo deputado João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar Católica da CLDF, e contou com a presença do Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, do assessor executivo para a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jean Paul, do coordenador arquidiocesano para a Campanha da Fraternidade, Hélio José, do subsecretário de Assuntos Constitucionais da Casa Civil do DF, Kildare Meira, do vice coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Brasília, padre Thaisson Santarém, e da secretária de Atendimento à Comunidade do DF, Clara Roriz, compondo a mesa de honra.

“A Campanha da Fraternidade quer nos alertar para essa realidade de que a conversão não é só uma realidade entre Deus e a pessoa, mas ela tem incidência social nas nossas relações nas pequenas e grandes coisas no dia a dia. Por isso, no nosso processo de conversão, a Igreja do Brasil está propondo um passo maior, onde cada um possa enxergar nos outros as possibilidades de encontro e de crescimento mútuo. Não conviver com pessoas que pensam diferente de nós é construir uma sociedade da intolerância. Pensar diferente precisa ser visto como riqueza, com respeito. O outro é uma possibilidade, é um dom. Se queremos construir a amizade social e a paz, é preciso ver o outro como possibilidade”, destaca o Cardeal Dom Paulo Cezar.

Durante a Sessão Solene, o padre Jean Paul, assessor executivo para a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fez breve memória do longo percurso da CF ao longo desses 60 anos. “Quando escolheram o tema deste ano, nossos Bispos estavam tocados pela realidade de divisão e polarização da nossa sociedade, onde crescem o ódio e a violência dessa distorcida visão de mundo. É certo que a pandemia nos distanciou muito, mas é preciso retomarmos os nossos laços sociais baseados sempre no diálogo e no respeito, para a construção de uma sociedade mais fraterna. É essencial que a nossa capacidade de ampliar nossas relações vá além dos nossos gostos, afetos, preferências e posições políticas, para que possamos enxergar o outro como irmão e irmã”, salientou.

A Sessão Solene promoveu um rico espaço para reflexão sobre o tema da amizade social. Segundo o Deputado João Cardoso, a Campanha da Fraternidade tem esse importante papel de trazer temas que precisam ser abordados também no ambiente político “O objetivo da campanha é despertar a consciência social dos fiéis e promover a transformação da sociedade a partir da vivência dos valores cristãos”, afirma.

Padre Thaisson Santarém, vice coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Brasília, ressaltou ainda que “a fraternidade e a amizade social derivam da caridade cristã. Essas virtudes precisam se estender aos ambientes e às políticas públicas do país para gerar frutos que irão beneficiar toda a sociedade”.

A Sessão Solene completa pode ser assistida em:

Recent Posts

Leave a Comment