Visita Missionária Pastoral na Paróquia Maria Imaculada A Paróquia Maria Imaculada, localizada no Guará II, foi a primeira a receber a Visita Missionária Pastoral, entre os dias 08 e 10 de março deste ano. Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília, referencial do Vicariato Centro, e Secretário-geral da CNBB, esteve na comunidade ao longo dos três dias de visita para conhecer os membros das pastorais e movimentos.

Na sexta-feira (08/03), as atividades da visita missionária tiveram início com a Oração da Hora Média. Logo após, Dom Ricardo visitou os paroquianos que estão enfermos e conheceu uma escola católica localizada na área paroquial.
O Bispo confraternizou com os movimentos de leigos durante o café da tarde. À noite, Dom Ricardo presidiu a Santa Missa na Matriz, que foi concelebrada pelo padre Arnaldo e pelo padre Carlos, contando com a presença dos diáconos Paulo Cezar Leite e Alvarenga, e com a participação dos paroquianos. Após a Celebração Eucarística, Dom Ricardo participou da Reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP).
No sábado (09/03), segundo dia da Visita Pastoral Missionária, as atividades tiveram início com um café da manhã com os diáconos e a Oração das Laudes. Logo após, Dom Ricardo foi conhecer a estrutura da Paróquia e seus setores, como a secretaria e o centro pastoral. O Bispo também reservou um momento para conversar com as crianças da Catequese e almoçou com os padres.
Dom Ricardo participou de uma reunião com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP) na Capela São João Paulo II, onde também presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo padre Arnaldo e assistida pelo diácono Paulo Cezar Leite, encerrando as atividades do segundo dia.
No terceiro e último dia da Visita Pastoral Missionária, o Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa visitou a comunidade. Na ocasião, Dom Ricardo Hoepers também participou das atividades com o Cardeal.
Dom Paulo abençoou a Capela, participou de uma reunião com os coordenadores das pastorais e presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada por Dom Ricardo Hoepers, padre Arnaldo, padre Edilson, padre Carlos e assistida pelos diáconos Paulo Cezar Leite e Alvarenga, com grande participação dos fiéis.
“Este é o Domingo da Alegria, porque supõe-se que o nosso caminho quaresmal já esteja adiantado, que o nosso processo de conversão já esteja em andamento. Neste dia do Senhor, estamos dando graças a Deus pela visita de Dom Ricardo aqui na Paróquia e por tantas maravilhas que o Senhor foi fazendo na vida da comunidade, através da doação e entrega de vida dos padres, dos diáconos, de cada leigo e leiga que faz parte da Paróquia. Assim, o Senhor vai agindo e a obra de evangelização vai acontecendo, em uma bonita missão de santificação do povo de Deus, fazendo com que a Paróquia seja cada vez mais missionária, sempre guiada pelo Espírito Santo”, enfatizou o Cardeal durante o início da Santa Missa.
Durante a homilia, o Cardeal explicou a importância da Visita Missionária Pastoral que tem a proposta de promover um encontro entre o Bispo e os fiéis que estão doando suas vidas nas pastorais, serviços e movimentos.
“A visita Pastoral é um momento especial na vida da Paróquia que recebe o Bispo para que ele possa ter um contato mais próximo com os padres e com os membros da comunidade, sendo a presença visível do Bom Pastor na vida da Paróquia e em meio ao nosso amado povo. Presença que vem para animar e fazer com que a Paróquia continue com beleza a sua missão de anunciar e testemunhar Nosso Senhor Jesus Cristo, santificando o povo de Deus. Que a Palavra de Deus nos ajude a cada vez mais buscarmos viver a fé, crermos em Jesus e termos um seguimento bonito do Senhor, se doando com beleza na vida da comunidade e testemunhando a presença de Cristo nas grandes e nas pequenas coisas do dia a dia”, finalizou o Cardeal.

Recent Posts

Leave a Comment