Arquidiocese de Brasília participa do Lançamento do livro do Cardeal Marc Ouellet ‘Para uma Teologia Fundamental do Sacerdócio’ Na manhã desta quinta-feira (14/03), o Cardeal Marc Ouellet realizou o lançamento do livro ‘Para uma Teologia Fundamental do Sacerdócio, no auditório central da Casa Dom Luciano, localizado na 905 Norte.

Os Bispos Auxiliares de Brasília, Dom Antonio de Marcos e Dom Denilson Geraldo, diversos padres, religiosos, diáconos e leigos prestigiaram o Cardeal Marc Armand Ouellet durante a apresentação do seu livro que aborda a nova fase da reflexão teológica e pastoral no contexto das questões contemporâneas e sobre o ministério dos presbíteros, além do sacerdócio dos batizados.

“O Espírito Santo de Jesus Cristo coordena todos esses encontros, com a finalidade de santificar o seu povo. Esse encontro oferece uma preciosa oportunidade de se aprofundar no dom do Sacerdócio de Cristo e na Vocação dos Sacerdotes. Muito obrigado por esse momento de reflexão aqui com vocês no Distrito Federal. Desejo que este livro sobre o Sacerdócio seja uma circunstância favorável para evangelização do povo de Deus no Brasil”, frisa o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito emérito do Dicastério para os Bispos e Presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina.

O livro aborda ainda o aprofundamento da relação entre as duas participações – batismal e ministerial – no único Sacerdócio de Cristo, fundamental para renovar a missão da Igreja através do espírito de abertura e diálogo do Concílio Ecumênico Vaticano II.

“Foi uma manhã muito rica. O Cardeal Marc nos apresentou o seu livro, onde ele trabalha a questão do sacerdócio ministerial e o sacerdócio comum dos fiéis. O tema sobre o sacerdócio comum dos fiéis precisa ser cada vez mais aprofundado, principalmente na igreja sinodal, onde o batismo está no centro, mas é claro que precisa se pensar sempre numa relação profunda entre o sacerdócio comum dos fiéis e do ministério ordenado, pois este é o caminho da igreja, onde o ministério ordenado é dom para o sacerdócio comum dos fiéis e para a vida da igreja”, destaca o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa.
O lançamento do livro no Brasil já foi realizado em São Paulo, Belo Horizonte e no Distrito Federal. Na sexta-feira (15/03), será realizado o encontro com o Cardeal Marc Ouellet no Rio de Janeiro. “A divulgação dessa obra é um momento também importante para nós no Brasil, porque se trata de um grupo muito expressivo de teólogos de várias partes do mundo que foi convocado para esse simpósio em Roma e nós tivemos as contribuições por escrito, em dois volumes, um com as visões e aspectos complementares diferentes, mas sempre com grande profundidade. Aqui no Brasil nós não temos tantas publicações sobre o tema do sacerdócio e quando temos nem sempre é nessa perspectiva de integração do sacerdócio dos ministros ordenados, do sacerdócio ministerial e a realidade fundamental da igreja que é o sacerdócio comum de todos os fiéis da comunidade cristã”, frisa Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro.
Confira as fotos do lançamento:

Recent Posts

Leave a Comment