Papa: cuidar da unidade e fidelidade, bens preciosos do matrimônio

O Papa Francisco inaugurou nesta terça-feira (29/01) o Ano Judiciário recebendo em audiência, na Sala Clementina, no Vaticano, oficiais, advogados e colaboradores do Tribunal Apostólico da Rota Romana. No discurso aos presentes, o Pontífice interpretou o Sacramento do matrimônio em meio ao momento vivido pela atual sociedade “sempre mais secularizada” e que não “favorece o crescimento da fé”.

 

Unidade e fidelidade no matrimônio

Nesse contexto, afirmou o Papa, a Igreja precisa agir a serviço do matrimônio cristão, oferecendo um suporte espiritual e pastoral adequado. Os membros da Rota Romana, recordou o Pontífice, podem trabalhar em cima de dois bens matrimoniais como valores importantes e necessários entre os cônjuges, fundamentais da teologia e do direito matrimonial canônico, mas também da “própria essência da Igreja de Cristo”: a unidade e a fidelidade.

“ Estes dois bens irrenunciáveis e constitutivos do matrimônio requerem ser ilustrados adequadamente não só aos futuros casados, mas solicitam a ação pastoral da Igreja, especialmente dos bispos e dos sacerdotes, para acompanhar a família nas diversas etapas da sua formação e do seu desenvolvimento. […] É necessária uma preparação tripla ao matrimônio: remota, próxima e permanente. ”

 

Cuidado pastoral da Igreja pelo bem da família

A etapa permanente, salientou o Papa, refere-se à formação da vida conjugal, mediante um acompanhamento que ajude a fazer crescer, no casal, a consciência dos valores e dos compromissos da vocação. E aí entra “a responsabilidade primária” dos pastores, em virtude do próprio ofício e ministério, e a “participação ativa” dos componentes das comunidades eclesiais, sob orientação do bispo e do pároco. Francisco aqui fez referência aos mais fiéis companheiros da missão de São Paulo, os cônjuges Áquila e Priscila, com fé robusta e espírito apostólico.

“O cuidado pastoral constante e permanente da Igreja para o bem do matrimônio e da família precisa ser realizado com os vários meios pastorais: a aproximação à Palavra de Deus, especialmente mediante a lectio divina; os encontros de catequese; o envolvimento na celebração dos Sacramentos, sobretudo a Eucaristia; a conversa e a direção espiritual; a participação em grupos familiares e de serviços beneficentes para fazer um paralelo com outras famílias e a abertura às necessidades dos mais desfavorecidos”.

 

Testemunhas de fidelidade

O Papa Francisco, então, citou os casais que já representam “uma ajuda preciosa pastoral à Igreja” ao viver o matrimônio “na unidade generosa e com amor fiel”. Eles são testemunhas da fecundidade da Igreja e “uma oração silenciosa para todos”, todos os dias, mesmo que esse “casal que vive por tantos anos juntos não faz notícia – é triste -, enquanto os escândalos, as separações e os divórcios fazem notícia” (cfr. Homilia na Santa Marta de 18 de maio de 2018).

“ Os casados que vivem na unidade e na fidelidade refletem bem a imagem e a semelhança de Deus. Essa é a boa notícia: que a fidelidade é possível porque é um dom, nos casados como nos presbíteros. Essa é a notícia que deveria tornar mais forte e encorajante também o ministério fiel e cheio de amor evangélico de bispos e sacerdotes; como foram de conforto para Paulo e Apolo o amor e a fidelidade conjugal do casal Áquila e Priscila. ”

Por Vatican News
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search