Missa de sétimo dia de Dom Francisco de Paula acontece nesta quarta-feira

A Arquidiocese de Brasília convida todos a participarem da Missa de sétimo dia de Dom Francisco de Paula Victor, que será celebrada na próxima quarta-feira, 28, às 12h15, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Dom Francisco era bispo auxiliar emérito de nossa Arquidiocese e faleceu no último dia 21 de novembro. Tinha 80 anos, recém completados no dia 11 de novembro.

O bispo vivia há mais de 20 anos na Casa do Clero, em Brasília, e recebia cuidados especiais por conta das sequelas resultantes de um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), que paralisou grande parte de suas funções motoras.

No dia 22 de novembro o Arcebispo de Brasília, cardeal dom Sergio da Rocha celebrou a Missa de copo presente, juntamente com os bispos auxiliares e o clero de Brasília. Após a Missa, o corpo de Dom Francisco foi sepultado na cripta da Catedral Metropolitana, ao lado de dom Newton, primeiro Arcebispo da Arquidiocese de Brasília.

Participe. Sua presença é muito importante!

Biografia

Francisco de Paula Victor, filho de Antônio das Chagas Pereira Júnior e de Francisca Lopes Gonçalves, nasceu em 11 de novembro de 1935, na cidade de Paraisópolis, em Minas Gerais.

Ingressou na Congregação dos Irmãos Maristas, na cidade do Rio de Janeiro, fazendo a primeira profissão em 1951 e os votos perpétuos em 1957.

Formou-se em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Especializou-se em Mariologia no Pontifício Instituto Marianum.

Foi Missionário em Moçambique, África, por 10 anos, a serviço da Província Marista de Portugal.

De volta ao Brasil, exerceu os cargos de Professor de Filosofia e Teologia, Mestre de Postulado e Juniorato (Escolasticado Marista) e Vice-Provincial, na Província Marista do Rio de Janeiro.

Foi Presidente da Conferência Regional dos Religiosos, professor da Universidade Católica e no curso Superior de Teologia, em Brasília.

Foi ordenado sacerdote em 1º de dezembro de 1990, com 55 anos, pela Arquidiocese de Brasília. Foi pároco da paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, até janeiro de 1996. Também nessa época foi professor no Seminário Maior da Arquidiocese de Brasília e trabalhou como auxiliar na Nunciatura Apostólica do Brasil.

Foi ordenado bispo 26 de outubro de 1996, aos 61 anos, pelas mãos do cardeal dom José Freire Falcão, acolhendo o lema: “Humilibus Consentire “ – Solidário com os Humildes.

O bispo cumpriu a missão episcopal até o ano de 2011, quando completou 75 anos e apresentou carta de renúncia, como estabelece o Canôn, ao na época, Papa Bento XVI, que aceitou o pedido.

 

Por Kamila Aleixo

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search