Arquidiocese de Brasília celebra o encerramento do Ano do Laicato

No último domingo, 25, Dia de Cristo Rei do Universo, a Arquidiocese de Brasília realizou o fechamento do Ano do Laicato. O evento aconteceu na Catedral Metropolitana de Brasília e teve inicio às 15h30 com formações presididas pelos bispos auxiliares dom Valdir Mamede, dom Marcony Ferreira e dom José Aparecido.

Durante toda a tarde as formações foram intercaladas com animação musical, apresentação do Coral da Comunidade de Vida Shalom e testemunhos de fiéis leigos.

A primeira formação teve como tema: “O cristão leigo e a chamada a santidade” e foi conduzida pelo bispo Valdir Mamede. O tema foi retirado da exortação do Papa Francisco, Gaudete et Exsultate.

Dom Valdir deu início explicando a dinâmica do documento, que se é subdividido em cinco capítulos. Sobre o primeiro capítulo, que trata a Chamada à Santidade, dom Valdir falou que a vivência de vida rumo a santidade é uma possibilidade a todos nós. “A santidade é atributo divino, mas para nós torna-se uma possibilidade. O chamado a santidade é universal e nos mantém fiéis a nossa identidade mais profunda, livres de todas as formas de servidão, tornando-nos prontos para o mundo”.

Sobre o segundo capítulo da exortação, dom Valdir explicou as palavras do Papa Francisco quando colocou que há dois inimigos sutis para a santidade: o gnosticismo atual e o pelagianismo atual.  Para dom Valdir, o primeiro fala sobre a separação do intelecto da carne. “Seria basicamente muito intelecto e pouco coração.”, disse o bispo.  Já o segundo é quando há uma elevação do esforço e da vontade humana, dando a entender que essas características são puras e perfeitas.

A segunda formação foi conduzida por dom José Aparecido que abordou o tema: “O cristão leigo e a alegria de viver o Evangelho”, retirado da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, também do Papa Francisco.

Dom José deu inicio falando que o documento mostra com convicção que conhecer Jesus Cristo é conhecer a verdadeira alegria. “Irmãos, a vocação dos cristãos, de todos os batizados, de todos aqueles que são confirmados é uma só e ela tem sua raiz no encontro com Cristo Crucificado, morto e ressuscitado por nós. É um encontro pessoal com Ele que enche a nossa vida de alegria.”, disse dom José.

O bispo continuou dizendo que no nosso cotidiano temos o papel de ser esse encontro das pessoas com Cristo. Seja no trabalho, no ambiente familiar, na rua, temos como leigos e leigas essa tarefa de levar Cristo para as pessoas.

Para fechar as formações dom Marcony falou sobre: “A participação dos fiéis leigos na Igreja-Comunhão”, tema retirado da exortação Christideles Laici do Papa João Paulo II.

A exortação do Papa João Paulo II fala sobre a missão do leigo na vida da Igreja. Seguindo tema proposto, Dom Marcony explicou que a caridade, o amor e a compaixão devem estar presentes no nosso serviço como leigo, principalmente quando servimos em uma pastoral, movimento ou outro serviço para a Igreja. “Se devemos amar a Deus e viver na alegria do Evangelho e ao mesmo tempo somos convidados a levar esse evangelho a todos, a missão do fiel leigo se faz de forma concreta, dentro e fora da Igreja.”

Dom Marcony continuou falando sobre a missão do leigo. “Essa comunhão na vida da Igreja se faz com Cristo, cabeça e com nossos irmãos. O viver em comunhão implica, por tanto, a escuta da Palavra e pela vivência dos sacramentos. Esta comunhão com Cristo e nosso irmãos, tendo a Eucaristia como centro, provoca na vida da Igreja a diversidade de dons, a diversidade de carisma. Devemos aprender a respeitar o carisma do outro. Não devemos somente ficar fechados na nossa pastoral, no nosso serviço. Temos que reconhecer que o Espírito Santo também está na outra pastoral, no outro movimento. A comunhão em Cristo Jesus se faz amando e nos alegrando pelo crescimento do outro, pelo crescimento da outra pastoral ou movimento.”

 

Celebração

A Celebração de encerramento do Ano Nacional do Laicato teve início às 18h, e foi presidida pelo Arcebispo de Brasília, cardeal dom Sergio da Rocha e concelebrada pelos bispos auxiliares dom José e dom Marcony.

Dom Sergio ressaltou em sua homilia a importância do trabalho do leigo para a Igreja de todo o mundo.  “A Igreja precisa de vocês. A Igreja conta com vocês, não só para as ações no interior da comunidade, mas também fora, dando o testemunho de vida, na família, no trabalho, nas universidades, na política, nas artes, nos diversos ambientes da sociedade. Toda a Igreja é chamada a ser Sal da Terra e Luz no mundo”, disse o cardeal.

Dom Sergio deu continuidade: “Nós agradecemos muito a todos vocês irmãos e irmãs que vivem sua vida na Igreja. A igreja os chama de fiéis. Essa expressão muito bonita mostra que leigos e leigas são convidados a serem fiéis a Jesus, que caminha com Jesus na Igreja sendo fiel ao Senhor.”

Dom Sergio ressaltou a importância do trabalho dos irmãos leigos, principalmente naqueles lugares de difícil acesso, onde nem sempre os padres conseguem chegar. “ No Brasil há regiões que se não tivéssemos a atuação dos leigos e leigas nós não teríamos o evangelho sendo anunciado, porque se torna difícil a presença de um sacerdote. No mundo temos regiões, temos países que são os leigos e leigas que mantem a Igreja, são ele que transitem a fé.”

Sobre o Dia de Cristo Rei, dom Sergio explicou que quando se fala em rei podemos correr o risco de associarmos Jesus com os reis deste mundo, mas segundo o cardeal, “Jesus não é um rei que busca salvar a si próprio, não é um rei que busca honrarias ou riquezas. Jesus é o rei que nos dá a vida, que se apresenta simples, que se apresenta com uma coroa de espinhos. Seu trono é a própria cruz.”, explica dom Sergio.

Para concluir, dom Sergio explica que em Cristo somos todos vencedores e vitoriosos: “Esse Rei Senhor é vitorioso é vencedor pela sua ressureição. Ele venceu a própria morte. Nós cremos nesse Deus e com ele esperamos também vencer tantos desafios da vida pessoal, da vida de nossas famílias e da sociedade”.

No ofertório, representantes dos Setores Arquidiocesanos de Pastorais e Movimentos ofertaram ao altar do Senhor seus trabalhos e serviços, por meio de símbolos representativos de seus grupos. Os objetos foram colocados no altar junto à imagem da Sagrada Família.

Ao final da Celebração dom Sergio agradeceu mais uma vez a presença de todos os fiéis e o trabalho dos leigos e leigas em nossa Arquidiocese e fez questão de conceder uma benção especial de envio a todos dizendo “Ide irmãos e irmãs anunciar o Evangelho. Ide ser Sal da Terra e Luz do Mundo. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe”.

Confira as fotos do evento no Facebook da Arquidiocese.

 

Por Kamila Aleixo

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search