Missa Anual do MESCE acontece no primeiro dia de dezembro

No dia 1 de dezembro, às 09h, será realizada na Catedral Metropolitana de Brasília a tradicional Missa Anual dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE). A Celebração é em Ação de Graças por todas as atividades realizadas durante o ano.

A Missa será presidida pelo arcebispo de Brasília, Cardeal Sergio da Rocha e concelebrada pelo bispo auxiliar referencial dos MESCE, dom Marcony Ferreira e pelo padre Paulo Sergio Casteliano, diretor espiritual dos Ministros.

É durante esta Celebração anual que são concedidos os mandatos, uma espécie de certificado, que confirma que estão aptos a exercerem a função de Ministros. Os mandatos terão validade até dezembro de 2019.

Este ano de 2018 os MESCES ganharam mais 1.500 novos membros por meio da Formação Inicial, que acontece a cada dois anos.

Já as formações permanentes acontecem uma vez por ano e podem ser feitas no primeiro semestre ou no segundo semestre do ano corrente. Só são renovados os mandatos daqueles que fazem a formação permanente anualmente.

Atualmente a Arquidiocese de Brasília conta com cerca de 6.200 Ministros, servindo nas diversas paróquias do Distrito Federal.

Ao Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão são designadas basicamente as seguintes funções: Cooperar diretamente com o pároco na Pastoral Eucarística; Levar a Sagrada Comunhão aos enfermos e idosos e aos impossibilitados de irem à Igreja; Auxiliar o pároco na Celebração Eucarística e na Liturgia da Palavra quando necessário;  Agir sempre em comunhão com o pároco e sob a orientação da hierarquia da Igreja Particular da Arquidiocese/Diocese a que pertence; Ter como base o ministério eucarístico no qual o Corpo de Cristo nos é oferecido como alimento até que Ele venha.

A função é desempenhada por um cristão leigo que tenha participação ativa na comunidade. A indicação do candidato é feita pelo pároco da comunidade que o candidato participa. A escolha poderá ter a consulta da comunidade através do conselho pastoral paroquial. O conselho também poderá fazer indicações para o ministério, desde que aprovado pelo sacerdote. Depois de aprovado, o pároco apresentará o candidato a Coordenação Central Arquidiocesana dos Ministros Extraordinários da Arquidiocese de Brasília- CCA/MESCE que darão todas as orientações dos procedimentos a serem tomados.

Para saber mais sobre o serviço dos MESCEs ou ter acesso a outras informações, os interessados podem procurar a Comissão Arquidiocesana, que fica no prédio da Cúria Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios. A secretaria atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. O telefone para contato é: (61) 3224-0094.

 

Por Kamila Aleixo

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search