Bispos iniciam a 61ª Assembleia Geral da CNBB com a Celebração Eucarística no Santuário Nacional de Aparecida Os Bispos do Brasil se reuniram, na manhã de quarta-feira (10/04), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), para a celebração da Santa Missa de Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Celebração Eucarística com Laudes foi presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB, e teve como concelebrantes os membros da Presidência da Conferência: o Arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro Vice-Presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva; o Arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo Vice-Presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.

O Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e os Bispos Auxiliares de Brasília, Dom Antonio de Marcos, Dom Denilson Geraldo, Dom Ricardo Hoepers e o Monsenhor Vicente Tavares, estão participando do evento em São Paulo.

Durante a homilia, Dom Jaime destacou o amor divino, citando as palavras do Evangelho de São João 3:16 (De tal modo Deus amou o mundo…), enfatizando a importância deste amor, expresso no sacrifício de Jesus na cruz. “O amor de Deus parece loucura! Amou-nos de tal modo que deu o seu Filho Unigênito”, declarou.

Durante a reflexão, o Presidente da CNBB convidou os Bispos a enxergarem as situações cotidianas, frente aos desafios, com a luz de Deus. “É fundamental não nos deixarmos consumir por iniciativas pragmáticas. O maior desafio é falar ao homem de hoje como ministros do amor de um Deus que acolhe a todos”, disse.

Citando a Campanha da Fraternidade, que este ano celebra 60 anos, Dom Jaime salientou a importância da construção de pontes e a promoção da cultura do encontro e do diálogo, frisando a necessidade de educar o povo de Deus para o perdão, para a reconciliação e para o sentido de justiça.

“Recomendemos a Nossa Senhora Aparecida a nossa Conferência, a nossa Assembleia Geral, a fim de desenvolvermos aquilo que o tempo presente requer de nós, como homens do Evangelho. Afinal, Deus tanto amou o mundo”, finalizou.

(Com informações e fotos da Comunicação da 61ª AG CNBB)