Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil A Santa Missa de Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi celebrada na manhã de quarta-feira (10/04), no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP).

A Celebração Eucarística com Laudes foi presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, e teve como concelebrantes os membros da Presidência da Conferência: o Arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro Vice-Presidente, Dom João Justino de Medeiros Silva; o Arcebispo de Olinda e Recife (PE) e segundo Vice-Presidente, Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.

Após a Santa Missa, com a acolhida da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o episcopado brasileiro iniciou os trabalhos da 61ª edição da Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada até o dia 19 de abril, no Santuário Nacional em Aparecida do Norte (SP). O Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e os Bispos Auxiliares de Brasília, Dom Antonio de Marcos, Dom Denilson Geraldo, Dom Ricardo Hoepers e Monsenhor Vicente Tavares, estão participando do evento.

A abertura do evento contou com a presença do Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida. O Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário-Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, apresentou a dinâmica da Assembleia, parabenizou os Bispos aniversariantes, acolheu o episcopado de recente nomeação e prestou homenagem aos Bispos falecidos desde a última AG, recordando, de modo especial, Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana (MG), que fez a sua Páscoa no dia 26 de julho de 2023, aos 81 anos.

A Presidência da CNBB apresentou o relatório anual de atividades, reunindo as ações, agendas e compromissos do período compreendido entre a Assembleia anterior e a atual, de maio de 2023 a abril de 2024. Durante a apresentação, a Presidência destacou uma síntese das ações desenvolvidas pelas Comissões Episcopais permanentes e algumas comissões especiais. O relatório da gestão econômico-patrimonial será apresentado em outro momento da Assembleia, sob a responsabilidade do Economato.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), frisou que os critérios evangélicos orientarão os Bispos na reflexão e renovação das estruturas pastorais no favorecimento da evangelização em todo o país. “Como peregrinos da esperança, em espírito de comunhão e participação, queremos traçar indicações que correspondam aos desafios do tempo presente. Bom trabalho! Sejam bem-vindos”.

Dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico do Brasil, destacou que a Assembleia é sempre uma “escola privilegiada da ação do Espírito Santo. O episcopado brasileiro trabalha com ardor e empenho determinado para que o Evangelho seja conhecido, amado e vivido”, disse.

Durante a tarde, os Bispos participaram de um retiro espiritual com o tema “O caminho sinodal, a sinodalidade, sob três substantivos: comunhão, participação e missão” orientado pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que salientou a importância do caminho sinodal que deve estar presente em todos os cristãos, pois todos são chamados à missão e ao testemunho missionário. Durante a abertura da Assembleia, o Cardeal recordou “os diálogos proveitosos” com o episcopado brasileiro durante as visitas Ad Limina Apostolorum (aos túmulos dos Apóstolos) do Brasil à Roma, que ocorreram nos últimos anos. “Agradeço com simplicidade e, com simplicidade, queremos escutar a voz do Espírito que fala em nós”, concluiu.

(Com informações e fotos da Comunicação da 61ª AG CNBB)