Novo Bispo Auxiliar de Brasília envia carta à fiéis por ocasião de sua nomeação

MENSAGEM DE DOM RICARDO HOEPERS

24/05/2023

Elige ergo vitam (Dt 30,19)

Ao Santo Padre, Papa Francisco

Gostaria de agradecer profundamente ao Santo Padre, o Papa Francisco, por confiar a mim esta missão pastoral, como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, atribuindo-me a Sede Titular de Tisdro. Estou sempre à disposição do Santo Padre e, de maneira especial, muito comovido pela compreensão e sensibilidade que o Papa Francisco teve de proporcionar minha ação pastoral na mesma Igreja Local onde está a Sede da CNBB, possibilitando total integração entre o Ministério Pastoral com o Secretariado Geral da CNBB.

A Dom Paulo Cezar, Cardeal Costa

Agradeço também, o nosso Cardeal, Dom Paulo Cezar, Arcebispo de Brasília, pela disposição em acolher-me. O seu “sim generoso”, ao aceitar-me como Bispo Auxiliar, expressa sua unidade e apreço pela CNBB, bem como, um zelo apostólico que assegura o serviço do meu Ministério Pastoral nesta Igreja Particular.

Ao Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquatto

Ao Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquatto, a minha gratidão pelo empenho e imediata atenção às necessidades da CNBB. Sua visita, para saudar-me na Sede da CNBB, logo no primeiro dia, quando cheguei em Brasília, foi um grande gesto de paternidade espiritual que me trouxe alento e confiança diante da radical mudança de vida e de missão.

À Diocese do Rio Grande, aos Bispos do Regional Sul 3 e à Província de Pelotas

Quero expressar, de maneira especial, minha gratidão à Diocese do Rio Grande: Dom José Mário Stroeher, Bispo Emérito, os presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus, que nos últimos 7 anos me ensinaram a viver meu episcopado, com a ternura e com a firmeza necessárias, para enfrentarmos juntos todos os desafios das fronteiras existenciais e geográficas na Diocese mais meridional do nosso país. Jamais esquecerei todo o testemunho do Evangelho vivido no dia a dia daqueles que Deus me confiou, na Igreja Particular do Rio Grande. Aos meus queridos irmãos no Episcopado do Regional Sul 3, minha saudação e minha mais alta consideração. Ficarão marcados no meu coração, os momentos vividos e a acolhida que me deram, desde o primeiro momento em que cheguei no extremo sul. Não posso deixar de reconhecer, com profunda gratidão, a Província de Pelotas e a Universidade Católica de Pelotas, onde colaborei diretamente. Aos irmãos da Província, meu apreço e minha estima: Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas/RS, e Dom Cleonir Dalbosco, Bispo de Bagé/RS.

À Arquidiocese de Brasília

Enfim, saúdo com alegria o Arcebispo, os Bispos, clero, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus e coloco-me a serviço da Arquidiocese de Brasília. A partir de hoje, faremos parte da mesma família, e venho somar com vocês na disposição de trabalharmos incansavelmente no anúncio do Evangelho da Vida, isto é, na promoção, defesa e cuidado com a vida desde a concepção até o seu fim natural. Que as famílias desta Arquidiocese sejam um Santuário da Vida.

Sob o Manto Protetor de Nossa Senhora Aparecida, e a intercessão de São João Bosco,

Dom Ricardo Hoepers

Bispo eleito Auxiliar da Arquidiocese de Brasília

Secretário-Geral da CNBB

Recent Posts

Leave a Comment