Solenidade de Todos os Santos – 04/11/2018

Felizes os Santos!

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

Celebramos, com alegria e ação de graças a Deus, a Solenidade de Todos os Santos,  transferida no Brasil para o domingo seguinte ao dia primeiro de novembro, a fim de que todos possam participar da Eucaristia. A Liturgia da Palavra nos mostra quem são os santos e como ser santos. Na primeira leitura, o livro do Apocalipse se refere a uma “multidão imensa” trajada com vestes brancas e trazendo palmas na mão (Ap 7,9). Quem são? De onde vieram? O próprio texto nos dá a resposta:  “vieram da grande tribulação, lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7,14).  A santidade se expressa através do testemunho corajoso, que deve ocorrer no dia a dia e que se manifesta, por excelência, no martírio em meio a “grande tribulação”, simbolizado pelas palmas que trazem nas mãos. Na arte sacra, há o costume de se representar os santos que morreram mártires com uma palma na mão, a palma do martírio, a palma da vitória de Cristo. Em meio a perseguição religiosa, como nos inícios do Cristianismo, o testemunho público da fé torna-se ainda mais difícil e necessário. O fato de estarem “de pé” diante do Cordeiro expressa a prontidão e a firmeza dos santos em qualquer situação e, principalmente, na hora da provação.

Infelizmente, nem sempre se tem uma ideia justa a respeito dos santos. Muitos se enganam, fazendo um retrato triste de quem é santo, que não corresponde ao que propõe o Evangelho (Mt 5,1-12). Ao falar das bem-aventuranças, Jesus nos mostra que os santos são “bem-aventurados”, isto é, verdadeiramente felizes. Santos e felizes são os pobres em espírito, os mansos, os misericordiosos, os que tem fome e sede de justiça, os puros de coração, os aflitos, os que promovem a paz e os perseguidos pela justiça. Infelizmente, no mundo de hoje, busca-se uma felicidade muito distante daquela apresentada por Jesus; por isso, ela não é encontrada. As inúmeras pessoas que têm sido canonizadas pela Igreja nos mostram que é possível ser santos e felizes. Antes de estarem no céu, assim como nós, elas viveram neste mundo as bem-aventuranças e permaneceram fiéis a Jesus Cristo, na Igreja.

Entretanto, ninguém é santo contando somente com os próprios esforços. A santidade é dom de Deus. Recebida como graça, isto é, como dom gratuito do amor de Deus, a santidade somente poderá ser vivida pela graça. Os santos são redimidos pelo sangue de Cristo derramado na cruz; são santos por causa dele e em vista dele. Por isso, o Apocalipse deixa claro que aqueles que estão trajando vestes brancas, “lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap 7,14), que é Jesus Cristo. Sejamos santos, pela graça de Deus, contando com a intercessão e o exemplo dos santos!

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search