30º Domingo do Tempo Comum – 28/10/2018

A luz da fé em Cristo

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

O episódio narrado pelo Evangelho segundo Marcos (Mc 10,46-52) sobre a cura de Bartimeu, “cego e mendigo”, motiva-nos a um tríplice olhar: para a própria vida, para os nossos irmãos e, acima de tudo, para Jesus Cristo. Olhamos para nossa vida, com humildade e sinceridade, reconhecendo as situações em que faltam a luz da fé e a força para caminhar, seguindo fielmente a Jesus. Olhamos para os irmãos que vivem na condição de Bartimeu, nos dias de hoje, “sentados à beira do caminho”, necessitados de ajuda fraterna para chegar até Jesus e caminhar numa vida nova. Irmãos que necessitam ouvir, através de nós, o que disseram a Bartimeu: “coragem, levanta-te, Jesus te chama”. O que temos feito por eles? Nós somos convidados, acima de tudo, a voltar o nosso olhar para Jesus, suplicando: “Mestre, que eu veja”, “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. Com a luz da fé curando a cegueira, possamos seguir Jesus, pelo caminho, numa vida nova, e ajudar os irmãos. O discípulo necessita da luz da fé para caminhar com Cristo, especialmente na hora da cruz, recordando-nos da grande viagem que Jesus faz para Jerusalém, narrada pelo Evangelho que estamos meditando nestes domingos do Tempo Comum.  Por ocasião do nosso batismo, recebemos uma vela acesa simbolizando a luz da fé que deve brilhar ao longo de toda a vida. Jesus é a luz. Iluminados por ele, somos chamados também a ser luz no mundo. A vela acesa no altar possa nos recordar sempre a chama da fé em Cristo que jamais pode se apagar no coração e na vida, continuando a brilhar após a celebração da missa ou outros momentos de oração.

Unidos ao Papa Francisco, nós bendizemos a Deus pelo Sínodo dos Bispos que está sendo concluído, neste domingo, em Roma, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.  Com a ajuda do Documento final do Sínodo, esperamos poder valorizar e acolher, cada vez mais, os jovens na Igreja, contando com eles na evangelização dos próprios jovens. Em todas as nossas comunidades, seja dada maior atenção e acolhida à juventude! Nós bendizemos a Deus por tantos jovens que seguem a Jesus participando da vida da Igreja, atuando nas pastorais e movimentos, e testemunhando a fé nos ambientes em que vivem. Ao mesmo tempo, nós somos chamados a olhar com compaixão e maior responsabilidade para tantos outros jovens necessitados da luz da fé, procurando ir ao seu encontro. A Igreja “em saída”, ressaltada pelo Papa Francisco, necessita sair ao encontro dos jovens, contando com os próprios jovens, para compartilhar com eles a luz da fé e a alegria do Evangelho.

Rezemos, de modo especial, pelo Brasil, neste segundo turno das Eleições, procurando promover o respeito e a paz entre todos.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search