Santuário do Santíssimo Sacramento comemora 13 anos de Adoração Perpétua

Na Arquidiocese de Brasília há um lugar muito especial destinado a acolher a Adoração Eucarística Perpétua.

Estamos falando do Santuário do Santíssimo Sacramento, localizado na Asa Sul, que celebra no dia 23/10, o aniversário de 13 anos de fundação e o de 13 anos do reinício da Adoração Perpétua na Arquidiocese de Brasília.

O termo Adoração Perpétua é usado para indicar a prática da Adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento, ou seja, é o ato sacramental de estar perante o próprio Cristo, seja em silêncio ou em oração.

Antes de instituírem a Adoração ininterrupta, entre os anos de 1996 e 2000, a Paróquia Dom Bosco, Asa Sul, era sede das Adorações Permanentes, caracterizadas por serem realizadas durante um período do dia.

A partir de 2005, no Ano da Eucaristia, Dom João Braz de Aviz, Arcebispo Emérito de Brasília, instituiu as Adorações Perpétuas, que são realizadas durante 24h, sendo interrompidas apenas para a celebração da Santa Missa, que ocorrem de segunda a sexta às 07h30 e 19h30; aos sábado, às 07h30 e 19h e aos domingo, às 08h; 11h e 19h.

Desde então, o Santuário Santíssimo Sacramento passou ser a sede das venerações ao Santíssimo Sacramento.

A missão de adorar Jesus Eucarístico todos os dias e em todas as horas é cumprida por padres, religiosos, fiéis e adoradores, como são chamados, na Arquidiocese de Brasília, os leigos que uma vez por mês se comprometem com a adoração perpétua.  Há algumas dioceses, vale destacar, em que os adoradores são denominados guardas de honra.

A Pastoral de Comunicação do Santuário Santíssimo Sacramento enumerou logo abaixo a importância e os benefícios de realizar e participar de uma Adoração Perpétua.

“Cristo se faz vivo e presente para nós, através da Santa Eucaristia. Ao nos colocarmos diante de Cristo Eucarístico, reconhecemos-nos como filhos de Deus necessitados de sua misericórdia. A criatura vai ao encontro de seu Criador. No momento da adoração, admitimos Cristo como nosso Salvador, dessa forma, fortalecemos nossa comunhão com Ele. Em uma adoração perpétua, Cristo, mais uma vez, mantém-se disponível 24h para que a qualquer momento nos regozijamos de suas infinitas graças. É um convite constante feito por Ele, para olharmos Sua face. E, ao olhá-Lo, permanecemos de cabeça erguida e mais fortes para as adversidades que todos os dias enfrentamos em nossa humanidade. Uma cidade unida e compromissada a adorar a Cristo o tempo todo, é um ato da virtude da fé cristã e sua religiosidade. É uma atitude fiel a Deus. Fazemos o propósito de não deixar a Cristo sozinho, pois também não queremos estar sozinhos, unidos sempre a Ele. Além de fortalecer nossa Igreja através da oração”, disse.

No Santuário do Santíssimo Sacramento, os adoradores seguem a escala de adoração Perpétua que foi formulada e é administrada pela Comissão Arquidiocesana da Adoração Perpétua (CAAEP), criada em 2016, sob as orientações do bispo dom Marcony Vinícius Ferreira e do pároco Pe. Wilson Pereira.

De acordo com escala de adoração arquidiocesana, os grupos, compostos por pastorais e movimentos, possuem horários de duas horas mensais. Por dia, são 12 grupos de adoração, vindos dos vários cantos de toda diocese.

Caso algum grupo, pastoral ou movimento não tenha ainda recadastrado o horário ou que deseja iniciar, no santuário, a adoração mensal, deve procurar a secretaria paroquial.

A participação de cada grupo é imensamente importante para que o Cristo Eucarístico não fique sozinho.

Quanto às comemorações pelos 13 anos de fundação e pelos 13 anos do reinício da Adoração Perpétua, o Santuário programou 4 dias atividades. Todos são convidados a participarem das comemorações. Veja abaixo:

A festividade inicia nesta quinta-feira, 18/10, com a Santa Missa às 19h30, dedicada aos adoradores e com benção ao Santíssimo Sacramento.

Na sexta-feira, 19/10, acontece o Encontro de Formação, com o tema: “Os verdadeiros Adoradores de Deus no mundo de hoje”.

Segundo a Pastoral de Comunicação do Santuário, a formação é um encontro de espiritualidade e de preparação para o culto da Eucaristia, como enfatizou abaixo.

“O Encontro de Formação é uma oportunidade de aprofundamento espiritual para o Culto à Eucaristia, oferecida aos adoradores e àqueles que ainda não são adoradores. Neste ano, o Pe. Ricardo Maria irá refletir sobre a espiritualidade de ‘ser verdadeiros adoradores no mundo de hoje’ “, disse a PASCOM.

Vale ressaltar que não é necessário se inscrever para participar do Encontro de Formação.

No dia 20/10, será realizada a Vigília Eucarística, das 20h às 00h, sendo conduzida pela Comunidade Palavra Viva.

Já no dia 21/10, ocorre a Missa Solene, às 11h, que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner. Após a celebração será realizado almoço de confraternização. Os convites para o almoço já podem ser adquiridos na secretaria paroquial, no valor de R$30,00.

Segundo a organização do evento, a finalidade da festividade é fortalecer e manter viva a Adoração ao Santíssimo Sacramento. “Queremos, por meio dessas orações e formações, despertar em cada cristão católico o desejo de Adorar Jesus no Santíssimo Sacramento”, afirmaram.

 

Comunidade

O Santuário do Santíssimo Sacramento está situado na Avenida L2 Sul, quadra 606. De acordo com a secretaria paroquial, cerca de 300 pessoas participam, por dia, dos momentos de oração oferecidos pelo Santuário. Quanto aos grupos de adoradores, são cerca de 360 grupos se revezando ao longo do mês. Os adoradores se revezam a cada duas horas, em adoração ao Santíssimo Sacramento.

Já a comunidade, apesar de ter uma grande maioria de pessoas idosas, é muito participativa e vem, aos poucos, renovando-se com a participação de jovens e novas famílias, como informou a Pastoral de Comunicação paroquial.

“A Comunidade é participativa dentro de suas possibilidades e limitações, exatamente pela maioria de pessoas idosas. É notória a divisão dos paroquianos entre as igrejas adjacentes. Mais de dois anos para cá, podemos observar melhoras na participação e seguimos na esperança de uma comunidade cada vez mais participativa e dedicada à obra de Deus”, disseram.

Para concluir, a PASCOM destacou as mudanças ao longo desses 13 anos de fundação do Santuário.

“A maior e mais expressiva mudança durante todos esses anos de existência é que a Adoração Perpétua alcançou toda as paróquias da arquidiocese, neste contexto, trouxe mais vida à paróquia com a presença dos adoradores. As missas passaram a ser mais participativas. A mudança se deu e se dá através dos ligações e da identidade com as demais paróquias”, finalizaram.

 

 

Informações:
Local: Santuário do Santíssimo Sacramento
Endereço: Avenida L2 Sul 606 – Lts. 41/42 /Asa Sul
Telefone: (61) 3443-8909
Site: http://santissimosacramento.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/santissimobsb/
Instagram: @santissimobsb
Email da Comissão Arquidiocesana da Adoração Perpétua: adoradoressantissimosacramento@gmail.com

 

Por Gislene Ribeiro 

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search