28/03/2018 16:05

 

Nesta quinta-feira, os cristãos católicos do mundo inteiro iniciam a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de Quinta-feira Santa, até a manhã do Domingo de Páscoa.

Este é um período de grande importância dentro do tempo Pascal, pois somos convidados a misteriosamente participar da vitória de Cristo por meio de Sua Paixão, Morte e Ressurreição.

É na Quinta-feira Santa que recordamos aquela que foi a última ceia, quando Jesus repartiu o pão e deu a seus discípulos, mostrando o que futuramente seria a Santa Eucaristia. É também na celebração da Ceia do Senhor que Jesus, em um gesto de amor e serviço, lava os pés dos discípulos, mostrando que é preciso lavar os nossos pecados para participarmos dignamente da Ceia Santa.

Logo após a Missa da Quinta-feira Santa, a Igreja se silencia, pois se recorda as últimas horas antes da Paixão do Senhor. Normalmente algumas paróquias, logo após a Missa, expõem o Santíssimo Sacramento para a adoração dos fieis, até a meia noite.

Na Sexta-feira Santa a Igreja não tem a celebração da eucaristia, mas convida seus fiéis a contemplarem o crucificado, Cristo que morre na Cruz. É um rito composto por três partes: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão Eucarística. Este dia é de silêncio, jejum e muita oração, não como forma de luto, mas de respeito pela morte de Jesus Cristo, salvador do mundo. Grande parte das paróquias neste dia realizam a Via Sacra, encenada ou meditada, recordando a Paixão de Jesus Cristo.

Já no Sábado Santo, durante todo o dia, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, Sua Ressurreição.

Eis que chega a noite maior e mais esperada, a Vigília Pascal em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé, a sua esperança. A celebração da Vigília Pascal conclui o Tríduo.

Este é um tempo de reflexão, silêncio e espera. Que possamos, em unidade, aproveitar cada gesto de amor que esse tempo litúrgico nos traz.

 

Celebração do Tríduo na Catedral Metropolitana de Brasília

29/03 – Quinta-Feira Santa  – 20h

30/03 – Sexta-Feira Santa – 15h

31/03 – Sábado Santo – 20h

01/04 – Páscoa do Senhor – 10h30 e 18h

 

Clique aqui para ver a programação nas paróquias da Arquidiocese

 

Um feliz Tríduo a todos!

 

Por Kamila Aleixo