Na noite do último sábado (19/02/2022), a comunidade da Paróquia-Santuário Santo Antônio da Asa Sul se alegrou com a posse do novo Pároco e da nova comunidade evangelizadora dos frades franciscanos menores. Em Celebração presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, tomou posse o Frei Edgar Alves, OFM, como pároco e foram apresentados os freis: Frei Luiz Alberto, OFM (vigário paroquial), Frei Donald Chin, OFM (vigário paroquial) e Frei Olávio Dotto, OFM (residente que colabora na CNBB)

No início da Celebração, o Vigário Episcopal para o Vicariato Centro, Padre João Firmino, leu o documento de provisão e nomeação do novo Pároco, cumprindo a formalidade de tornar público este documento.

 

Em sua homilia, Dom Paulo Cezar destacou a importância da renovação dentro da dinâmica missionária da vida da Igreja: A posse de um novo pároco é um momento bonito, é sempre momento de alegria para a vida da paróquia, de esperança. A renovação sempre faz bem, nem as mudanças sempre fazem bem. Mesmo em time que está ganhando quando se mexe sempre faz bem. É a liberdade do Espírito: a liberdade do Senhor que vai passando e perpassa a vida e a caminhada da Igreja.”

Além disso, destacou que a vida do cristão deve sempre levar em conta a medida de Cristo: “Nesse dia em que a palavra de Deus coloca diante de nós uma medida alta, ela mostra para nós que é preciso a gente olhar para o alto. Mostra que o cristão, o discípulo e a discípula de Jesus Cristo são aqueles que têm que ir além dos critérios deste mundo. E ir além dos critérios desse mundo implica ter uma medida alta. O Evangelho termina dizendo “com a medida com que medirdes, sereis medidos”; se a gente se mede com a medida desse mundo, pode ser que sejamos medidos também por ela. Mas o Evangelho propõe outra medida para nós, que não é a medida desse mundo. O Evangelho propõe irmos além: ir ao encontro do Cristo.”

Após a homilia, o novo pároco recebeu os sinais de seu ministério na Paróquia, lembrando de como deve zelar pelo bem espiritual dos fiéis e fez sua profissão de fé pública e juramento de fidelidade onde prometeu guardar sempre o depósito da fé.

Ao final da Celebração, o Chanceler da Cúria, Padre Iran Preusse, leu a ata da posse canônica, o nova Pároco, Frei Edgar, agradeceu a acolhida que Dom Paulo lhe fez na Arquidiocese e afirmou que deseja trabalhar de forma que o Plano Pastoral da Arquidiocese seja aplicado na Paróquia Santo Antônio.

 

Fotos: Pacom Santuário Santo Antônio