Nota de falecimento

É com grande pesar que a Arquidiocese de Brasília comunica o falecimento do bispo auxiliar Emérito, dom Francisco de Paula Victor.

Dom Francisco faleceu na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, em casa, decorrente de uma parada respiratória.

O bispo tinha 83 anos, recém completados, no dia 11 de novembro.

O corpo de dom Francisco será velado hoje, a partir das 20h, na Casa do Clero, onde vivia há pelo menos 20 anos.

Às 07h45 de amanhã, 22, o corpo será levado para a Catedral Metropolitana de Brasília, onde, de 08h às 08h50, será realizado um breve velório. A partir das 09h será celebrada a Missa de corpo presente presidida pelo Arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha e concelebrada pelos bispos auxiliares e o clero de Brasília.

Em seguida dom Francisco será sepultado na cripta da Catedral, ao lado de Dom Newton, primeiro Arcebispo de Brasília.

Por esse motivo amanhã não haverá Missa às 12h15 na Catedral.

Biografia

Francisco de Paula Victor, filho de Antônio das Chagas Pereira Júnior e de Francisca Lopes Gonçalves, nasceu em 11 de novembro de 1935, na cidade de Paraisópolis, em Minas Gerais.

Ingressou na Congregação dos Irmãos Maristas, na cidade do Rio de Janeiro, fazendo a primeira profissão em 1951 e os votos perpétuos em 1957.

Formou-se em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Especializou-se em Mariologia no Pontifício Instituto Marianum.

Foi Missionário em Moçambique, África, por 10 anos, a serviço da Província Marista de Portugal.

De volta ao Brasil, exerceu os cargos de Professor de Filosofia e Teologia, Mestre de Postulado e Juniorato (Escolasticado Marista) e Vice-Provincial, na Província Marista do Rio de Janeiro.

Foi Presidente da Conferência Regional dos Religiosos, professor da Universidade Católica e no curso Superior de Teologia, em Brasília.

Foi ordenado sacerdote em 1º de dezembro de 1990, com 55 anos, pela Arquidiocese de Brasília. Foi pároco da paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, até janeiro de 1996. Também nessa época foi professor no Seminário Maior da Arquidiocese de Brasília e trabalhou como auxiliar na Nunciatura Apostólica do Brasil.

Foi ordenado bispo 26 de outubro de 1996, aos 61 anos, pelas mãos do cardeal dom José Freire Falcão, acolhendo o lema: “Humilibus Consentire “ – Solidário com os Humildes.

O bispo cumpriu a missão episcopal até o ano de 2011, quando completou 75 anos e apresentou carta de renúncia, como estabelece o Canôn, ao na época, Papa Bento XVI, que aceitou o pedido.

Dom Francisco vivia na Casa do Clero, em Brasília, onde recebia cuidados especiais por conta das sequelas resultantes de um grave derrame cerebral, sofrido há 20 anos, que paralisou as funções motoras dele, além de prejudicar a fala.

 

Pedimos a Deus que seja o conforto aos familiares e amigos neste momento de dor.

Que Nossa Senhora receba dom Francisco na morada eterna.

 

Por Kamila Aleixo e Gislene Ribeiro

 

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search