Escola de Formação Permanente do Vic. Centro promove formações para Leigos

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro está programando uma série de formações para leigos neste ano de 2019.

Só para o início deste primeiro semestre estão previstas 5 minicursos. São eles:

Espiritualidade do Ciclo da Páscoa

 

Introdução Geral às Sagradas Escrituras

 

Introdução ao Catecismo da Igreja Católica

 

 

Introdução à Teologia do Corpo

 

Ensinamentos de S. João Paulo II sobre afetividade e sexualidade

Cada curso será ministrado por leigos parceiros da Escola de formação Permanente, nas escolas sedes do Vicariato Centro: P. Imaculado Coração de Maria, no Park Way; P. Nossa Senhora do Rosário, no Lago Sul; e P. Santa Cruz e Santa Edwiges, na 905 sul. Vale destacar que as Igrejas citadas foram escolhidas considerando a localização e a estrutura existente para ministrar os cursos.

As atividades na Escola de Formação Permanente tiveram início no último sábado, 16/02, com a palestra “Crer para conhecer e conhecer para crer: A necessidade de crescer na fé pelo conhecimento”, ministrada pelo bispo auxiliar dom Marcony Vinícius Ferreira, na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na L2 Sul.

Quanto aos minicursos, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia do início do minicurso no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_fzviyE8q_-uaxFoupSKj4qahUiB5dZA2rJNKdh477515rA/viewform. E qualquer pessoa interessada pode participar. Veja abaixo mais informações e datas de cada minicurso. Não fique fora dessa! Inscreva-se já! As vagas são limitadas!

 

Espiritualidade do Ciclo da Páscoa

Os encontros serão ministrados pela Sra. Cleide Carmen Solano Ferreira e Equipe de Liturgia da Arquidiocese e ocorrerão das 19h30 às 22h, as segundas, terças e quintas, nos seguintes dias e locais:

– 07, 14 e 21/03 – Santa Cruz e Santa Edwiges, Quadra 905 Sul
– 12, 19 e 26 /03 – Nossa Senhora do Rosário, Lago Sul, Qi 26
– 28/03 e 0 4 e 11/04 – Sagrado Coração de Jesus N. Sra. Mercês, L2 Sul, Q 615

Introdução Geral às Sagradas Escrituras​

As formações serão conduzidas pelo professor César Augusto Moreira Bergo e acontecerão das 19h30 às 22h, nos seguintes locais:

– 13, 20 e 27/03 e 03/04 – Sagrado Coração de Jesus N. Sra. Mercês, L2 Sul, Q 615


Introdução ao Catecismo da Igreja

Ministrados pelos missionários Youcat, os encontros ocorrerão das 19h30 às 22h, nos seguintes locais:

– 07, 14, 21, 28/03 – Sagrado Coração de Jesus N. Sra. Mercês, L2 Sul, Q 615


Introdução à Teologia do Corpo

Conduzida pela Família Eclesial Gratidão, a formação será realizada em quatro aulas, das 19h30 às 22h.

– 11, 18, 25/03 e 01/04 – Sagrado Coração de Jesus N. Sra. Mercês, L2 Sul, Q 615

Ensinamentos de S. João Paulo II sobre afetividade e sexualidade

As aulas serão realizadas das 19h30 às 22h, no seguinte local:

​- 07, 14, 21 e 28/03 – Imaculado Coração de Maria, Park Way, SMPW Tr.3 Q.5

 

 

Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro nasceu como uma resposta concreta às necessidades apontadas pelo planejamento arquidiocesano, uma vez que a questão da formação dos fiéis leigos é uma preocupação fortemente indicada no Plano Pastoral da Arquidiocese de Brasília – 2017-2020.

O próprio Papa Francisco, quando esteve no Brasil, em 2013, disse: “Não é suficiente uma vaga prioridade da formação, nem documentos ou encontros. Faz falta a sabedoria prática de levantar estruturas duradouras de preparação em âmbito local, regional, nacional, e que sejam o verdadeiro coração para o Episcopado, sem poupar forças, solicitude e assistência. A situação atual exige uma formação qualificada em todos os níveis” (Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

Por isso foi criada a Escola, que quer ser um órgão de integração, que venha a promover a comunicação e o compartilhamento da Vida Cristã, do Apostolado e da Formação, desenvolvendo, integrando e acompanhando iniciativas e espaços de formação, que levem ao aprofundamento no conhecimento do conteúdo e da vivência da fé.

A Escola é coordenada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Centro, que atualmente é o Pe. Paulinho, da Paróquia Bom Jesus, que conta com uma equipe de leigos para auxiliá-lo. Tudo sob supervisão do bispo auxiliar, dom Marcony Vinícius Ferreira.

A Escola de Formação Permanente do Vicariato Centro não tem uma sede física, mas funciona principalmente em quatro paróquias que representam os 4 setores do Vicariato Centro. São elas: Santa Cruz e Santa Edwiges (905 Sul), no Setor I; Sagrado Coração de Jesus  e Nossa Senhora das Mercês (615 Sul), no Setor II; Imaculado Coração de Maria (Park Way), no Setor IV; e Nossa Senhora do Rosário (Lago Sul), no Setor XI.

Este ano, além de promover diversas formações, a Escola quer ampliar o projeto “Escola em Saída”, que promove, desde o segundo semestre de 2018, minicursos em outras paróquias do Vicariato.

Para saber mais, entre em contato no número: 61 99610-6632 (apenas para mensagens via Whatsapp) ou pelo email: escoladeformacaovc@gmail.com.

Veja o convite de dom Marcony:

 

Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus  e Nossa Senhora das Mercês
Endereço: L2 Sul, Quadra 615
E-mail: escoladeformacaovc@gmail.com
Telefone: (61) 99610-6632 (apenas para mensagens via Whatsapp)

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search