Políticas Públicas Com Participação Cidadã é a 1ª Conversa de Justiça e paz do ano

A Comissão Justiça e Paz de Brasília realiza, no próximo dia 11 de março, a primeira Conversa de Justiça e Paz do ciclo de 2019, com o tema alusivo à Campanha da Fraternidade deste ano, qual seja, as Políticas Públicas. De acordo com o texto-base da Campanha, políticas públicas são aquelas “ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos. ” Não há, pois, direitos efetivos se não estiverem consolidadas as políticas públicas que garantam a todos os cidadãos e cidadãs o seu exercício. Em outras palavras, não haverá direito à saúde, sem uma política pública de saúde que preveja, por exemplo, a construção e manutenção de uma rede hospitalar, a contratação de profissionais capacitados, a aquisição de medicamentos e outros insumos, as estratégias de prevenção de enfermidades, a vacinação e a erradicação de epidemias etc.

Infelizmente, hoje estamos diante de um processo de enfraquecimento de muitas políticas públicas no Brasil, especialmente no campo social, com a diminuição acentuada dos seus recursos orçamentários em função do estabelecimento de um teto de gastos promovido pela Emenda Constitucional 95/16. A política pública de assistência social, responsável entre outras coisas pelos programas de transferência de renda aos mais pobres e pelos serviços de acolhimento e cuidado com os mais vulneráveis, é um exemplo de forte desconstrução, que se dá a partir da retração vigorosa e constante dos seus orçamentos, e o consequente corte de benefícios e serviços, além da diminuição do papel e do poder dos conselhos que atuam na elaboração e fiscalização da política na União, nos Estados e Municípios. Vale ressaltar que a política de assistência social brasileira hoje garante direitos de sobrevivência, acolhida e convívio para os mais vulneráveis por meio da gestão volumosa de benefícios (Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada – BPC, e benefícios eventuais), e oferta de serviços que estão presentes em todos os municípios brasileiros. Enfraquecida a política pública, como sobreviverão os direitos e seus beneficiários?

Atenta a esse estado de coisas, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB definiu, como objetivo geral da Campanha de 2019 (Fraternidade e Políticas Públicas), “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”. E é exatamente este o tema central de nosso primeiro encontro deste ano: Política Pública com Participação Cidadã. Para tratar a questão teremos a presença do pesquisador, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA e especialista em planejamento, captação de recursos, implementação e avaliação de Projetos Sociais, o Dr. Luiz Felipe Lacerda.

Assim, a CJP-DF reforça, pois, o convite para a Conversa de Justiça e Paz, no dia 11 de março (excepcionalmente na 2ª segunda-feira do mês), às 19h, na Cúria Metropolitana, junto à Catedral. O evento terá transmissão ao vivo pelo perfil da Comissão Justiça e Paz de Brasília no Facebook e será veiculado posteriormente na programação da TV Comunitária de Brasília, canal 12 da Net.

Serás libertado pelo direito e pela justiça
(Is 1,27)

Por Comissão Justiça e Paz

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search