Encontro de crismandos reuniu 7 mil jovens da Arquidiocese de Brasília

Cerca de 7 mil jovens de todas as paróquias do DF participaram da 4ª edição do Encontro de Crismandos e Crismados com o arcebispo dom Sergio da Rocha, realizado neste domingo, 24/09, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade.

Promovido pela Comissão Arquidiocesana de Catequese de Brasília (CAC), o evento foi uma espécie de manhã de evangelização, com momentos de reflexão e louvor, conduzidos pelo arcebispo e pelos, também presentes, bispos auxiliares, dom Marcony Vinícius Ferreira e dom Valdir Mamede.

O encontro contou também com a animação da banda Maranatha, da apresentação de dança do grupo Filhos de Maria, apresentação teatral do Vicariato Centro e testemunho do Padre Rafael Souza, pároco da São Domingo Sávio.

O primeiro bispo a ter um momento de reflexão com os jovens foi dom Valdir Mamede, bispo referencial para a catequese. Em seu discurso, o bispo acolheu e agradeceu a todos os presentes, entre crismandos, crismados recentemente, e discorreu sobre o tema do encontro, que também é o mesmo do Ano do Laicato: “Sal da Terra, Luz do Mundo”.

“Este tempo propícia a aproximação e o engajamento dos leigos nos serviços pastorais da Igreja, favorecendo o protagonismo do leigo na pastoral da Igreja. O leigo é quem move a Igreja de Cristo, por isso é tão importante o sim de vocês a missão de Evangelizar nas paróquias”, disse dom Valdir.

Depois foi a vez de dom Marcony Vinícius Ferreira, também bispo auxiliar, ter espaço com os jovens.

Dom Marcony dividiu o seu discurso em duas partes. A primeira foi dedicada aos catequistas. Neste momento, o bispo discorreu sobre a vocação, enfatizando que ser catequista é atrair pelo próprio testemunho de vida e evangelizar com o modo de vestir, agir e se expressar. O bispo tratou ainda sobre o zelo que o catequista deve ter em sua missão de ganhar ovelhas para o rebanho de Deus.

“Catequista é aquele que convoca pela força do espírito que já habita nele. Seja para os jovens o sinal de luz, seja modelo, para que eles aprendam com vocês. Mas quero que saibam o quanto fico feliz com o esforço de vocês em ensinar, em levar Cristo aos catequizandos. O empenho em preparar a catequese”, disse.

E por fim deixou um recado aos catequistas. “Não desista de ser luz, não deixe de ser sal. Caso apenas um se converta, já haverá muita alegria no céu”.

A segunda parte do discurso do bispo foi voltada aos jovens, nessa etapa, veio o esclarecimento sobre a importância do Sacramento da Confirmação e mais palavras de incentivos, para que os crismandos sejam atuantes em suas comunidades.

“Queridos jovens, agora me volto a vocês, principalmente para aqueles que irão receber o dom do Espírito Santo. Pra quê ser crismado? Pra quê receber esse Sacramento da Crisma?”, questionou, respondendo prontamente em seguida.

“Primeiro, para ser mais parecido com Jesus. O Espírito Santo nos configura com Cristo. Tornarmos-nos Cristo para o mundo. É preciso transmitir Jesus, mover o ambiente, animar as pessoas, fazer com que as pessoas gostem de estar ao nosso redor. Segundo, crismamos para ser mais Igreja. Ser membro de Cristo. Ser igreja, principalmente, dentro de casa e na família; na catequese, nos estudos, por onde for. Crismado é aquele que, terminando a Crisma, vai procurar seu pároco e diz que quer trabalhar na Igreja, assumir alguma coisa na comunidade. É aquele que se torna testemunha de Jesus, em uma atitude concreta, em um trabalho concreto, dentro de uma comunidade concreta dentro de sua paróquia.Não suma da Igreja. Pelo contrário, assuma a Igreja,” declarou.

Já dom Sergio da Rocha, em sua homilia, relatou a importância do evento. “Este Encontro é para o jovem não pensar que está sozinho, mas que conta com a presença de outros jovens e também com a Igreja. Saiba que a Igreja é uma grande família que você faz parte”, enfatizou dom Sergio

O arcebispo expressou ainda a expectativa de que o Sacramento da Confissão não seja recebido por receber. E aconselhou os crismandos a se dedicarem para que tenham um encontro verdadeiro com Cristo, para que a vida paroquial não cesse ao receber os dons do Espírito Santo, e também aconselhou os jovens a rezar.

“Que a crisma, sobretudo o tempo da preparação, seja para todos nós uma ocasião para crescer, não só no conhecimento da Palavra, mas na vivência da Palavra, participando da Igreja, sendo fiel a Jesus Cristo.  E para ter cada vez mais intimidade para Deus, precisamos encontrar tempo para Ele em nossas vidas corridas. Por isso é tão importante rezar, pois é assim que você percebe a presença amorosa de Deus em nossas vidas”, ressaltou.

Por fim, dom Sergio agradeceu a todos os envolvidos na preparação do encontro e direcionou-se aos jovens dizendo: “Vocês são o sal da terra, a luz do mundo. A vocês, o nosso muito obrigado”.

Veja algumas fotos do encontro, clicando aqui.

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search