Neste sábado, 08 de maio de 2021, o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar reuniu-se com os diáconos de Brasília no seminário Maior Nossa Senhora de Fátima. O encontro, iniciou-se com a santa missa.

O Presidente da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), Diácono Paulo César Campos, fez uma breve apresentação para o arcebispo:“ a Arquidiocese conta com 99 diáconos permanentes, sendo que estão em atividade 50 diáconos, os demais estão residentes em outras dioceses, vivem provações com problemas de saúde e com idade avançada que impossibilitam de atuar. ”

 

Dom Paulo Cezar tomou a palavra e discorreu os documentos da Igreja que tratam do diacônio na Igreja, valorizando o ministério que faz parte do clero ordenado da igreja. Realçou a tríplice diaconia da Liturgia, da Palavra e da Caridade, onde “o diácono antes de ser o proclamador é o ouvinte da Palavra, tornando-se homens livres e operantes. ”

O arcebispo incentivou os diáconos na dimensão social da paróquia e da arquidiocese, lembrando que “o ministério do diácono está ligado diretamente ao ministério do bispo titular a serviço nos diversos ambientes da arquidiocese com a provisão exclusiva do bispo onde a Igreja de Cristo chama para a missão. O diácono está na paróquia sob o mandado a Igreja na pessoa do bispo diocesano numa boa convivência de mão dupla. ”

Dom Paulo, explica que “o diácono deve conciliar a vida matrimonial com a Igreja, numa doação recíproca. Dom Paulo deve abrir a Escola de formação dos diáconos, conforme prevê os documentos da igreja, dentro da realidade da arquidiocese. ”

Ao final, foi aberta a palavra para perguntas e partilhas quanto ao pastoreio de Dom Paulo e o serviço dos diáconos na Arquidiocese de Brasília.

Os diáconos de Brasília estão perseverantes nas demandas que surgirem no âmbito da Igreja de Brasília e firmes nas suas promessas de fidelidade e obediência ao Arcebispo da Arquidiocese, o pastor que nos conduz (Cf. Sl 22) e a seus auxiliares designados.