Conselho Episcopal Pastoral da CNBB se reúne nesta semana, em Brasília

Na próxima terça-feira, dia 28, tem início a primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este será o primeiro encontro do colegiado com a nova formação, uma vez que a Presidência e os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais foram eleitos durante a 57ª Assembleia Geral da entidade, no início deste mês. A reunião do Consep segue até dia 29.


Os presidentes das Comissões Episcopais Pastorais | Foto: CNBB/Daniel Flores

Na pauta do encontro dos bispos, a análise de conjuntura, deliberações sobre o calendário de reuniões deste ano e discussões sobre as próximas Campanhas da Fraternidade, o Plano Quadrienal e as Comissões Episcopais Pastorais. Os bispos também irão aprovar as últimas atas da Assembleia Geral.

Campanha da Fraternidade
Sobre a Campanha da Fraternidade 2020, será dada continuidade ao processo de preparação, após a primeira apresentação do texto na última reunião. No próximo ano, o tema da CF será “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10, 33-34). Os bispos também devem encaminhar uma definição sobre o secretário executivo de Campanhas da CNBB.

A Campanha da Fraternidade de 2021 será ecumênica e os bispos devem fazer o primeiro levantamento de possíveis temas e a escolha da pessoa que, junto com o secretário executivo de Campanhas, estará em diálogo com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que promove a campanha ecumênica junto com a CNBB.

Plano Quadrienal
No início do quadriênio, começa um novo planejamento a partir das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). As indicações, sobre as quais serão recordados os principais pontos, embasarão o processo de construção do Plano Pastoral do Secretariado Geral da CNBB.

Sobre as Comissões Episcopais Pastorais, haverá a retomada a discussão sobre suas respectivas atribuições e a proposição do número de bispos e assessores para aprovação do Conselho Permanente.

 

Por CNBB

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search