Papa a ministros: “Crise ambiental está levando o mundo ao desastre”

Na tarde de segunda-feira (27/05), o Papa foi à Casina Pio IV, sede da Academia das Ciências Sociais do Vaticano, para discursar aos participantes da conferência sobre “Mudanças Climáticas e Novas Evidências da Ciência, Engenharia e Política”.

Francisco encontrou e agradeceu a política e diplomata equatoriana María Fernanda Espinosa Garcés, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, e os Ministros da Economia de diferentes nações que estão discutindo este tema de grande importância para a humanidade e para toda a Criação.

Cumprir os dois acordos assinados em 2015

“Aparentemente, em nosso tempo, lucros e perdas são mais valorizados do que vidas e mortes, e o patrimônio líquido de uma empresa tem precedência sobre o valor infinito da humanidade. Vocês estão aqui para refletir sobre a forma de remediar esta crise profunda, causada pela confusão de nossas contas morais com nossas contas financeiras; para ajudar a deter uma crise que está levando o mundo ao desastre”, iniciou o Pontífice.

Lembrando aos líderes financeiros o compromisso assumido pelos governos em alcançar as metas do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o Acordo Climático de Paris, o Papa alertou que investimentos em combustíveis fósseis continuam a crescer, apesar de os cientistas nos dizerem que devem permanecer no subsolo. E além disso, o investimento em energia limpa diminuiu novamente pelo segundo ano consecutivo, embora os especialistas tenham repetidamente apontado os benefícios da energia do vento, do sol e da água para o ambiente humano.

“ Continuamos a percorrer estradas antigas porque estamos presos entre nossa má contabilidade e a corrupção de interesses. Continuamos a considerar e a contar como lucro aquilo que ameaça a nossa própria sobrevivência ”

Na sequência, o Papa mencionou dados da pesquisa científica que revelam que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, uma das principais causas do aquecimento global relacionado às atividades humanas, chegou a 415 partes por milhão, o nível mais alto já registrado.

“ Em todo o mundo vemos ondas de calor, secas, incêndios florestais, inundações e outros fenômenos meteorológicos extremos, a subida do nível do mar, o surgimento de doenças e de outros problemas que são apenas uma advertência severa de algo muito pior que pode vir a acontecer, se não agirmos com urgência ”

Uma recomendação específica do Papa às lideranças é que “atuem com prudência e responsabilidade nas economias, para realmente satisfazer as necessidades humanas, para promover a dignidade humana, para ajudar os pobres e para nos libertarmos da idolatria do dinheiro, que gera tanto sofrimento”.

Uma mensagem clara e urgente

“ Estamos diante uma questão de cálculo, o cálculo de salvar o nosso mundo da indiferença e da idolatria do dinheiro ”

Terminando, disse esperar que se alcance um plano comum que esteja em harmonia com a ciência do clima, com a nova engenharia da energia limpa e, sobretudo, com a ética da dignidade humana. E que em seguida, se encontrem novamente para agradecer a Deus por Sua misericórdia, “que nos permite corrigir nosso caminho antes que seja tarde demais”.

 

 

Por Vatican News

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search