23º Domingo do tempo Comum

Criai ânimo, não tenhais medo!

09/09/2018

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

Neste mês dedicado especialmente à Palavra de Deus, o Evangelho segundo Marcos nos apresenta Jesus tocando os ouvidos e a boca de um homem surdo que tinha dificuldade para falar (Mc 7,31-37). Esta passagem nos faz pensar nas vezes em que os nossos ouvidos e os nossos lábios estão fechados perante Deus e os irmãos. Quando somos batizados, a Igreja repete o gesto e as palavras de Jesus, dizendo a cada um de nós – “Efata”, “Abre-te”. Porém, ao longo da vida, corremos o risco de tantas vezes não ouvir a voz de Deus, assim como de fechar os ouvidos aos irmãos que necessitam de nós. Deixamos de anunciar a Palavra de Deus e de ajudar o irmão a vivê-la. Por isso, somos continuamente necessitados do encontro com Cristo que liberta-nos da incapacidade de ouvir a sua Palavra e de anunciá-la com coragem. O Efata é um convite  a sair do fechamento e do comodismo para uma vida nova.

O evangelista ressalta que foram as pessoas que levaram aquele homem a Jesus e suplicaram por ele. Há muitos que necessitam de nossa ajuda fraterna e de nossa oração para serem libertados da sua condição espiritual de surdos-mudos. Não podemos ficar acomodados ou indiferentes perante a situação triste de quem não se abre para o encontro com Cristo. Ele renova e transforma aqueles que dele se aproximam, com pecados e sofrimentos. Mas é preciso ajudar os irmãos a caminharem até Jesus, na Igreja, sempre que possível indo com eles e acolhendo-os fraternalmente na comunidade. Devemos ajudá-los com nossas palavras, proximidade fraterna e orações. A Igreja missionária escuta e anuncia a Palavra a todos, especialmente aos que mais sofrem. Somos todos participantes da missão evangelizadora da Igreja, cada um segundo a sua vocação.

Para isso, necessitamos de comunidades orantes e fraternas, que acolham a todos, com especial atenção aos pobres, que jamais devem ser menosprezados, conforme nos adverte a Carta de São Tiago (Tg 2,1-5), hoje proclamada na segunda leitura.

Aos tristes e desanimados, Isaías anuncia a esperança e a alegria (Is 35,4-7). “Criai ânimo, não tenhais medo”, diz o profeta também a nós, indicando-nos a razão desta atitude: Deus vem ao nosso encontro para trazer vida nova. Nele, encontramos o ânimo, a esperança e a alegria.

Com o Salmo 145, nós bendizemos a Deus pelo seu amor pelos que mais sofrem, sentindo-nos por ele amados e procurando levar o seu amor misericordioso para todos.

Lembre-se, neste Mês da Bíblia, de escutar com mais atenção a Palavra de Deus nas missas e procure fazer a leitura orante da Bíblia em sua casa. Leia a Bíblia, reze e medite a Palavra de Deus como o verdadeiro “pão de cada dia”, alimento que não pode faltar.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search