Juventude Será o Tema da Próxima Conversa de Justiça e Paz

A Comissão Justiça e Paz de Brasília (CJP-DF) realiza, no próximo dia 10 de dezembro, na Cúria Metropolitana, a última Conversa de Justiça e Paz, deste ciclo 2018, com o tema: “Jovens na Igreja e na Sociedade: Desafios Pastorais”. O convidado expositor para esta especial ocasião será o Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília.

O tema oferecerá à comunidade de Brasília uma síntese do que foram as propostas e deliberações ressaltadas no recém-encerrado Sínodo sobre a Juventude realizado em Roma (Out-2018), no qual o Cardeal Sergio da Rocha foi seu relator.

Os desafios dos tempos modernos, um mundo onde família, trabalho, tecnologia estão conectados, trazem um tempo de redescoberta da juventude com Deus e sua espiritualidade, sabendo disso, a Igreja entende que as escolas, as universidades, as faculdades, os oratórios e a paróquia, em especial na área da catequese, devem dar especial espaço à formação e protagonismo da juventude nos tempos atuais.

Como apontou o Papa Francisco “A Igreja é “uma mãe de coração aberto” (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, 46) por isso recebe todos os jovens, mesmo aqueles com diferentes visões de vida, nenhum excluído, todos estão no coração de Deus, ressaltando o dinamismo construtivo da sinodalidade, o caminhar juntos, reforçando a missão que exorta a passar do “eu” ao “nós”, a considerar a multiplicidade de rostos, suas sensibilidades, origens e culturas diferentes.

“O documento final do Sínodo tem como fio condutor o relato evangélico da aparição do Ressuscitado aos Discípulos de Emaús. Dividido em três partes, chama atenção da Igreja para a importância de, em primeiro lugar, colocar-se na atitude de escuta; o fundamento para um diálogo eficaz é a escuta humilde e paciente. Neste sentido, diz o Concílio Vaticano II: “Cuidem os adultos de estabelecer com os jovens um diálogo amigável, que permita a ambas as partes superarem a distância da idade, conhecerem-se mutuamente e comunicarem uns aos outros as riquezas que a cada qual são próprias” (Apostolicam Actuositatem, 12),” avalia dom Edney Mattoso, Bispo de Nova Friburgo (RJ).

Assim, a CJP-DF reforça, pois, o convite para a Conversa de Justiça e Paz, no dia 10 de dezembro(excepcionalmente na 2ª segunda-feira de dezembro), às 19h, na Cúria Metropolitana, junto à Catedral. O evento terá transmissão ao vivo pelo perfil da Comissão Justiça e Paz de Brasília no Facebook e será veiculado posteriormente na programação da TV Comunitária de Brasília, canal 12 da Net.

Participe conosco!

 

Por Comissão Justiça e Paz de Brasília

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search