O Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ) é um organismo técnico de assessoria teológico-pastoral vinculado ao secretariado geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como objetivo de ser um serviço de inteligência pastoral para a Igreja no Brasil.

Foto: Padre Alberto Antoniazzi com o Papa Paulo VI, no Vaticano ( site arquidiocesebh)

Dentro dos desafios propostos ao INAPAZ está a retomada como caminho para fortalecer a formação dos cristãos tendo em vista as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Também são competências do Instituto a produção das análises de conjuntura eclesial, seminários e consultas sobre a elaboração do novo estatuto da Conferência episcopal brasileira.

 

Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, foi escolhido em 2021 para ser o Bispo referencial para o INAPAZ em sua recriação e orienta, desde então, os serviços do Instituto desde a produção de subsídios e estudos sobre temas de relevância pastoral, reflexões teológico-pastorais e a assessoria na formulação jurídico-canônica do novo estatuto da CNBB.