13/06/2018 13:50

‘’A Igreja é missionária por sua natureza’’


Durante os próximos quatros dias, a contar de amanhã, 14/06, o arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, participará de uma série de atividades programadas pela paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Asa Sul.

A participação de dom Sergio nos eventos paroquiais proporcionará ao arcebispo interagir e, ao mesmo tempo, conhecer, de forma direta, a comunidade paroquial. Conhecendo o rebanho, o arcebispo terá mais habilidade para orientar os padres no desenvolvimento de ações no âmbito administrativo e pastoral, de acordo com as necessidades daquela região, a partir da experiência e do conhecimento alcançados com o encontro com a comunidade paroquial. O que tornará a comunidade renovada e mais atuante.

Estamos falando da Visita Pastoral Missionária, que dom Sergio está realizando às paróquias da Arquidiocese de Brasília. Este ano, o cardeal já visitou as paróquias: Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho, São José, em Taguatinga, e Sagrada Família, também em Taguatinga.

A missão de dom Sergio na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe terá início com a Santa Missa, às 19h, nesta quinta-feira, e contará com o auxílio dos bispos auxiliares.

Além das celebrações Eucarísticas, estão previstos atendimento de confissões, encontro com os jovens e visitas às casas e à secretaria paroquial.

A ação faz parte do cumprimento do acordo estabelecido no Cânon, em que o “Bispo deve visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos (Cânon 396,1)”.

As visitas atendem também às diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que recomenda, como também pede o Papa Francisco, que a Igreja esteja em estado permanente de missão.

“Naquele IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova saída missionária” (EG n.20 – Frase utilizada pelo Papa Francisco).

Ao término da Visita Pastoral, o bispo deverá documentar todos os dados colhidos durante a ação.  Os balanços de todas as Visitas Pastorais gerará um relatório sobre a situação da diocese, que deverá ser entregue ao Santo Padre, de acordo com o modo e tempo determinado pela Santa Fé, para que o Pontífice tenha ciência de como anda a diocese, na ocasião da Visita Ad Limina Apostolorum, que deve ocorrer a cada 5 anos. Este é um costume antigo que remonta do século II, onde os bispos são convidados a peregrinar a Roma, visitando o papa e a venerar os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo.

Não deixe de participar das atividades em sua paróquia.

 

Leia mais:

– Veja as divisões Setoriais das Paróquias da Arquidiocese de Brasília 

– Clique aqui para saber o endereço e o telefone da paróquia desejada

 

Informações:
Local: Nossa Senhora de Guadalupe
Endereço: EQS 311/ Asa Sul
Telefone/fax: 3245-2688/ WatsApp: 8248-9190
E-mail: secretaria@paroquiadeguadalupe.com.br
Site: www.paroquiadeguadalupe.com.br

 

Por Gislene Ribeiro