VI Domingo da Páscoa – 26/05/2019

A Minha Paz Vos Dou”

+ Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília

 

O Evangelho narra a promessa que Jesus fez aos seus discípulos de permanecer sempre com eles e de enviar-lhes o Espírito Santo. Conforme as palavras de Jesus, o Espírito Santo é o Defensor e aquele que nos ensina e recorda o que ele disse. Por isso, diante da cruz e dos desafios da missão, o coração dos discípulos não deve se perturbar, nem se intimidar, mas permanecer na paz. Recordemos que a paz é dom do Ressuscitado, é fruto da sua presença na vida de cada discípulo e da comunidade dos discípulos.

Quando encontra os discípulos, Jesus Ressuscitado deseja-lhes a paz. Porém, ele mesmo esclarece que não se trata da paz, de acordo com os critérios do mundo. “Dou-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo” (Jo 14,27). O mundo pretende a paz conquistada pela força das armas, enquanto a paz de Jesus é fruto da misericórdia e do perdão, do amor e da justiça do Reino. O mundo entende a paz como ausência de conflitos ou problemas, enquanto o discípulo de Cristo encontra e partilha a paz no meio de dificuldades e ao carregar a cruz.

A decisão tomada pelos apóstolos, no encontro denominado Concílio de Jerusalém, narrado pelos Atos dos Apóstolos, teve uma profunda repercussão na vida da Igreja, pois estimulou o anúncio do Evangelho aos que não faziam parte de Israel e a acolhida deles na comunidade cristã.

Ao fazer assim, os apóstolos cumpriam o mandato missionário de Jesus que enviou os apóstolos a anunciar o Evangelho a todos, a fazer discípulos entre todos os povos. Hoje, é preciso continuar a anunciar o Evangelho a todos, pela palavra e pelo testemunho de vida. Isso deve ocorrer nas famílias, nos ambientes de trabalho e de lazer, nas escolas e universidades, nos hospitais, na internet e demais meios de comunicação, nas periferias e centros urbanos… A missão é grande! A Igreja necessita de padres e leigos dispostos a sair ao encontro de todos, especialmente de tanta gente sofrida, à espera de uma oração, de uma palavra de consolo e de esperança, de um gesto de solidariedade e de paz. Para tanto, temos a promessa de Jesus de permanecer conosco até o fim e de enviar-nos o Espírito Santo Cada membro da Igreja é chamado a participar da missão de evangelizar, de acordo com o dom e a vocação que recebeu.

Na Arquidiocese de Brasília, continuamos a bendizer a Deus pelos 60 anos de evangelização, neste Ano Jubilar. Na próxima sexta feira, 31 de maio, estaremos celebrando o aniversário da Dedicação da Catedral, com a missa das 12h15 h. Participe!

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search