Última Visita Pastoral Missionária deste ano será à paróquia Senhor Bom Jesus, em Ceilândia

Fechando o ciclo de Visitas Pastorais Missionárias às paróquias da cidade neste ano, o cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), visita a Paróquia Senhor Bom Jesus, em Ceilândia, de 06 a 09 de dezembro.

Fundada em 1978, esta é a primeira vez que a paróquia Senhor Bom Jesus recebe a Visita Pastoral Missionária. A preparação para esta ação missionária iniciou ainda no ano passado, quando o atual pároco da Senhor Bom Jesus, Pe. Marcelo Vitorino, ficou sabendo que a paróquia havia sido escolhida para receber o arcebispo este ano, como conta abaixo.

“A preparação iniciou há, mais ou menos, 1 ano e dois meses. Para ter um norte, recebemos um roteiro básico do COMIDE e adaptamos as orientações recebidas à nossa realidade, e incluímos, como por exemplo, a visita do arcebispo à delegacia. Realizamos também formação para os fieis que irão dar apoio durante toda a visita, e como a formação foi realizada no dia do ENEM, tivemos que realizar outra formação só para os jovens. Ao todo, temos cerca de 170 missionários aptos para nos auxiliar durante todos os 4 dias de visitas, que inclui visita à comunidade, escolas e enfermos”, disse.

Pe. Marcelo Vitorino relatou também a ansiedade para a visita de dom Sergio da Rocha para a paróquia e a comunidade, e citou ainda os incontáveis benefícios que ela trará.

“Nós estamos muito ansiosos para este momento de encontro com nosso pastor. Queremos ouvir do nosso pai pastor o que tem visto da nossa paróquia, o que tem chegado a ele, o que temos que melhorar. Com certeza, esta visita é um incentivo enorme para a nossa comunidade para que ela seja cada vez mais missionaria. É importantíssimo para que possamos crescer. Além disso é um momento que nos traz muita alegria, pois é o dia que um pai vem visitar seu filho”, contou.

Questionado sobre o que deve mudar na paróquia após a visita de dom Sergio, o padre revela, como poderemos ver abaixo, o desejo que a comunidade seja tocada a ponto de sentir com mais vigor o chamado missionário para a vida de cada um.

“Espero que, com a Visita do arcebispo, mude a questão da vivência missionaria, e que os nossos paroquianos possam sentir a urgência do chamado missionário de ir até os outros. Não que não aconteça, já acontece, mas que os fieis sintam esse chamado como mais ardor, sabendo que é esta a nossa missão, que esta é a nossa vocação. Como eu disse esses dias, em minhas redes sociais, ‘se hoje nós somos católicos é porque alguém nos evangelizou, então é nossa obrigação de evangelizar alguém também’ “, concluiu o padre.

Vale lembrar que as Visitas Pastorais Missionárias fazem parte do cumprimento do acordo estabelecido no Cânon, em que o “Bispo deve visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos cada cinco anos (Cânon 396,1)”.

As visitas atendem também às diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, que recomenda, como também pede o Papa Francisco, que a Igreja esteja em estado permanente de missão.

“Naquele IDE de Jesus estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova saída missionária” (EG n.20 – Frase utilizada pelo Papa Francisco).

 

Informações:
Paróquia: Senhor Bom Jesus
Endereço: QNO 11/13 – Área Especial Setor “O” – Ceilândia Norte
Telefone: (61) 3585 3578 / 3032 3579 / 66868 3578 / 98485 8048
E-mail: psenhorbomjesus@gmail.com / pascompsbj@gmail.com
Facebook: Paroquia Senhor Bom Jesus

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search