Tempo Pascal e o plano de salvação de Deus

Celebramos neste último domingo, 21/04, a Páscoa, que é o acontecimento mais importante da história para os cristãos. Afinal, a Páscoa é o memorial da morte e ressurreição de Cristo.

Nesta festividade celebramos a vitória da vida sobre a morte, a ressurreição e a vida eterna, frutos que revelam o Plano de salvação de Deus.

Com um significado tão valoroso, a Festa da Ressurreição de Jesus Cristo não poderia ser comemorada em apenas um dia.

Por essa razão, a Igreja celebra até o domingo seguinte, neste caso, até o dia 28 de abril, a Oitava de Páscoa, para que possamos viver e comemorar, igualmente a cada dia, a Festa da Ressurreição de Jesus Cristo. Ou seja, todo o período de oito dias é considerado como uma só celebração prolongada. É como se todos esses dias fossem o Domingo de Páscoa.

A celebração da “Oitava” tem suas raízes no Antigo Testamento, no qual os judeus festejavam as grandes festas por oito dias. Do mesmo modo, como se lê em Gênesis (17,9-14), há muito séculos, Deus fez uma aliança com Abraão e sua descendência, cujo sinal é a circuncisão no oitavo dia depois do nascimento.

O próprio Jesus, como todo judeu, também foi circuncidado ao oitavo dia e ressuscitou no “dia depois do sétimo dia da semana”. Assim, a Oitava, que são os oito dias, segue sendo uma tradição muito importante na Igreja e, por isso, estabeleceu-se apenas dois momentos no calendário litúrgico: a “Oitava de Páscoa” e a “Oitava de Natal”.

 

Tempo Pascal

O Tempo Pascal é um período do Tempo Litúrgico, que se inicia com a Vigília Pascal, na madrugada do dia 21 de abril, e segue até a Solenidade de Pentecostes, com a descida do Espírito Santo, neste ano comemorado em 09 de junho.

Ao total, o Período Pascal tem duração de cinquenta dias ou ainda sete domingos, que devem ser vivenciados com profunda alegria e na presença de Cristo Ressuscitado.

Segundo Santo Atanásio, o Tempo Pascal deve ser celebrado como um “grande domingo“, ou seja, um domingo com duração de cinquenta dias, e o domingo da Páscoa, segundo Santo Agostinho, deve ser considerado e celebrado como o “domingo dos domingos”.

Este período é caracterizado pela cor branca, pelo canto do Aleluia, músicas alegres, a presença do Círio Pascal, que deve ser enfeito, colocado em local de destaque e permanecer aceso em todas as celebrações até o Domingo de Pentecostes para expressar a vivência do mistério pascal.

Já as leituras da Santa Missa convidam os fieis a reviverem a ressurreição de Cristo, a aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos, a ascensão do Filho de Deus aos Céus e o envio do Espírito Santo à Igreja, cinquenta dias após a ressurreição de Cristo.

 

 

“Aleluia! O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia!”
(cf. Lc 24,34; At 3,14-15)

 

 

Paróquias celebram Oitava de Páscoa

Algumas paróquias da Arquidiocese de Brasília estão montado um cronograma especial para celebrar a Oitava de Páscoa.

Veja abaixo a programação.

 

Ceilândia

Nossa Senhora da Paz

 

 

Senhor Bom Jesus

 

 

 

Parkway

Paróquia Imaculado Coração de Maria

 

 

 

Clique aqui e veja o contato de dua paróquia.

 

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search