Solenidade de S. Pedro e S. Paulo – 30.06.2019

+ Dom Sergio da Rocha

Cardeal Arcebispo de Brasília

PEDRO E S. PAULO

Celebramos, neste domingo, a solenidade de São Pedro e São Paulo, louvando a Deus pela vida e a missão destes dois grandes apóstolos, especialmente pelo martírio de ambos. A cor litúrgica vermelha, utilizada nesta celebração, expressa justamente o sangue derramado por S. Pedro e S. Paulo, por fidelidade a Cristo.

O livro dos Atos dos Apóstolos destaca a figura de Pedro, que se encontrava na prisão, por anunciar o Evangelho, mas foi libertado pelo Senhor. Em meio a tanto sofrimento não lhe faltaram orações da Igreja e auxílio do Senhor. “Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele” (At 12,5). A passagem se conclui com a afirmação de Pedro: “Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar…” (At 12,11).

Deus sustenta com sua graça os que são perseguidos por serem testemunhas fiéis e corajosas de Jesus Cristo. Conforme rezamos no Salmo 33, “o anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem e os salva; é feliz o homem que tem nele o seu refúgio”.

A 2ª Carta de São Paulo a Timóteo nos apresenta o testemunho de S. Paulo, também perseguido e preso por causa da pregação do Evangelho, destacando a sua confiança em Deus naquela situação tão difícil. Afirma o Apóstolo: “O Senhor esteve a meu lado e meu forças” (2Tm 4,17); “o Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu reino celeste” (2Tm 4,18). No fim de sua vida, Paulo pode dizer que “combateu o bom combate e conservou a fé” (2Tm 4,7).

A fé, por eles anunciada e testemunhada através do martírio, foi proclamada por Pedro, em resposta à pergunta de Jesus sobre o que os apóstolos diziam dele: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo” (Mt 16,16). Diante dessa confissão de fé, temos a palavra de Jesus dirigida a Pedro, que fundamenta a missão exercida por ele e por seus sucessores, na Igreja; “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19). Por isso, celebramos sempre, por ocasião desta solenidade, o Dia do Papa.

Rezemos pelo atual Sucessor de Pedro, o Papa Francisco, seguindo o exemplo da Igreja nascente que estava unida ao apóstolo Pedro em oração. Hoje, também nós somos convidados a permanecer unidos ao Santo Padre, rezando por ele e acolhendo os seus ensinamentos. Como sinal de comunhão e de partilha, ofereçamos generosamente, nas missas desta Solenidade, o Óbolo de São Pedro, oferta a ser enviada ao Papa para atender às necessidades da Igreja.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search