08/08/2017 16:45

O Seminário São José, na cidade de Uruaçu, em Goiás, recebe, entre os dias 18 e 20 de agosto, o 18º Encontro de Diáconos, Candidatos e Esposas do Regional Centro-Oeste.

Assessorado por dom Waldemir Passini Dalbello, bispo de Luziânia e Referencial dos Diáconos do Centro Oeste, e por dom Messias dos Reis Silveira, bispo diocesano de Uruaçu e presidente da CNBB Centro-Oeste, o evento deste ano traz o tema: “As comunidades diaconais sob o cuidado e a inspiração de Maria” e o lema: “Perseveravam na oração com Maria” (Cf. At 1,14).

As atividades terão início na sexta-feira, 18/08, com a Missa de abertura, presidida por dom Waldemar, na capela do Seminário São José, 18h.

O encerramento se dará no domingo pela manhã, às 09h, com a Santa Missa presidida por dom Messias, na Catedral de Uruaçu, junto com a comunidade.

As celebrações Eucarísticas ao longo dos três dias de evento serão concelebradas pelos padres Elias Silva, Agamenilton Damasceno e Tiago Alvarino, da Escola Diaconal São Lourenço, de Uruaçu.

Além das Santas Missas, estão previstas reflexões, realização da Liturgia das Horas, meditação do Santo Terço, distribuição de brindes, relatos da atuação não apenas do diácono, mas da família do diácono na sua comunidade e aprofundamento sobre o tema que está em consonância com o Ano Nacional Mariano, decretado pela CNBB em agosto passado. Contará ainda com reflexões, partilhas, realização temos distribuição de brindes às famílias,.

A finalidade do encontro é reunir os diáconos, esposas e os candidatos das 13 escolas diaconais do Centro-Oeste para a partilha de experiências vividas no exercício do ministério nas comunidades e para aprofundamento teórico sobre o tema proposto, como enfatizou abaixo o diácono Manoel Damasceno, Presidente da Comissão Regional dos Diáconos do Centro-Oeste (CRD/CO).

“Esta é uma oportunidade que os diáconos, as esposas e os candidatos têm para partilhar experiência de vida familiar, comunitária e da Igreja. Os testemunhos, as partilhas e a experiência das alegrias e das dificuldades no desempenho diaconal nas comunidades. O Centro-Oeste é referência para o Brasil em termos de convivência fraterna nos encontros anuais”, afirmou o diácono Damasceno.

As esposas dos diáconos e dos candidatos também receberão atenção especial. No sábado, 19/08, elas terão uma tarde de reflexão, na presença de um dos bispos que estão assessorando o evento, provavelmente, dom Messias.

Será a partir do tema do encontro que será abordada a importância da mulher no exercício ministerial do esposo diácono. Quanto ao resto da programação dedicada às mulheres, diácono Damascena afirma não ter conhecimento. “A conversa começa com o tema do encontro e depois a conversa é livre. Nós diáconos não tomamos conhecimento das conversas das esposas. É um momento especial só para elas”, disse o Diác. Damasceno.

A promoção do encontro é da Comissão Regional dos Diáconos do Centro-Oeste (CRD/CO), mas a organização do evento ficou por conta da Comissão Diocesana de Diáconos de Anápolis-CDD, com apoio da Comissão diocesana local.

Para participar é necessário entrar em contato com o diácono Damasceno a partir do email: diaconodamasceno@gmail.com e solicitar a confirmação no evento. O valor individual é de apenas R$150,00 para os três dias de encontro. E o valor para o casal é de R$250,00.

A organização pede que os participantes tragam Bíblia, Liturgia das Horas, Túnica, Estola, material de anotação, itens de higiene pessoal, roupa de cama e cobertores.

 

Informações:
Local: Seminário Maior São José
Endereço: Rua Humberto de Campos, 1 – Setor Central, Uruaçu – Goiás
Telefone: 61 99977 4038 – Diácono Damasceno
Email:diaconodamasceno@gmail.com – Diácono Damasceno

 

Por Gislene Ribeiro