Seminário em Brasília discute missiologia

Missiólogos e missiólogas de todo o Brasil participam do Seminário Nacional de Missiologia, entre os dias 10 e 14 de junho, no CCM em Brasília. O encontro tem como tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” e destina-se a pessoas com pós-graduação em missiologia (especialização, mestrado e/ou doutorado). A organização é da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário (CCM).

Entre os objetivos, busca-se aprofundar a reflexão sobre a missão, com uma ênfase especial sobre a missão ad gentes, em sintonia com a temática do Mês Missionário Extraordinário. Também busca oferecer a missiólogos/as a oportunidade de partilha do saber missiológico e de colaboração efetiva com o processo de preparação para esse evento eclesial, assim como despertar e motivar o potencial de missiólogos/as do Brasil, incentivando-os/as para a produção da reflexão sobre a missão e evangelização.

Para motivar os trabalhos do Seminário, diversos são os temas que serão discutidos ao longo da semana. Pe. Estevão Raschietti apresentou nesta terça o tema “Missão ad gentes e o processo de colonização e de descolonização”. Segundo o assessor, os missionários são aqueles que tomam a iniciativa para ir ao encontro. “A missão ad gentes é o movimento que deve ir ao encontro do outro, não para catequizar nem como um objeto de conversão, mas simplesmente para encontrá-lo e ele encontrar a nós”, destacou o assessor Pe. Estevão.

Dom Vittorino Girardi vai assessorar o tema “A missão ad gentes no magistério da Igreja, a partir do Vaticano II”. Os participantes do evento terão oportunidade de apresentar o resultado de seus estudos, pesquisas, reflexões e aprofundamentos.

Segundo Dom Odelir José Magri, bispo referencial da Comissão Missionária da CNBB, essa programação foi incluída num contexto da convocação do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, com o objetivo de aprofundar o estudo da missão ad gentes. “Os quase 40 missiólogos e missiólogas aqui presentes são multiplicadores dos processos regionais de formação missionária. Temos muitos pedidos de assessoria para encontros diocesanos, e poderemos contar com esses missiólogos para colaborar com a missão nos nossos 18 regionais pelo Brasil”, lembrou Dom Odelir.

Fonte: Pontifícias Obras Missionárias

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search