Semana Nacional da Vida propõe debate sobre a proteção, cuidados e a dignidade da vida

“A fecundidade do amor na família”, é o tema da Semana Nacional da Vida, que inicia junto com Mês Missionário, sendo celebrada de 1º a 7 de outubro.

Ao longo desta semana, temos a missão especial de celebrar e promover o dom mais precioso que Deus nos deu: a vida.

Por essa razão, a Igreja se dedica a realizar trabalhos de evangelização e de conscientização da importância e da dignidade da vida humana.

Para complementar a comemoração, no dia 08 de outubro, a Igreja no Brasil celebra o Dia do Nascituro, dedicado à defesa do ser humano quando ainda é um embrião, em estágio intra-uterino.

A Semana da Vida e o Dia do Nascituro foram aprovados e constituídos durante a Assembleia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, em agosto de 2005, em Itaici (SP).

“Propor à Igreja e à sociedade um debate sobre a proteção, cuidados e a dignidade da vida humana estão entre os objetivos da data. Ou seja, para que seja posta em prática a promoção da vida”, disse a Pastoral Familiar da CNBB.

Nestes dias, as (arqui) dioceses são convidadas a saírem em missão a favor da vida e a realizarem atividades de reflexão e formação para a sociedade, com objetivo de propor a sociedade debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.

Para ajudar na vivência deste período, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), produziu o “Hora da Vida”, com o tema: “A fecundidade do amor na família”.

O impresso é um subsídio criado para animar as comunidades para um encontro e partilha sobre valores cristãos, que guiam as famílias e os promotores da vida na evangelização e transformação da sociedade a favor da vida, como enfatizou o assessor nacional da Pastoral Familiar, Padre Jorge Alves Filho.

“A reflexão a qual nos propomos nesse ‘Hora da Vida’ leva-nos a aprofundar no tema que vem há muito sendo defendido por nossa Igreja e por tantos grupos dentro dela, que é a vida desde o seu nascimento à sua declinação natural, ou seja, a defesa da própria vida. E mesmo enfrentando opiniões contrárias, a Igreja defende a vida, também de quem, talvez, não compreenda o valor que essa tem, inclusive para si próprio”, disse.

Além de trazer reflexões sobre a celebração da vida, dividida em 7 encontros, a cartilha também apresenta a “Celebração da Vida”, para ser realizada no dia 8 de outubro, Dia do Nascituro.

“Preparamos os encontros de forma a ajudar aos que usarão esse subsídio a refletirem na Semana da Vida e no Dia do Nascituro sobre o acolher uma nova vida, passando também pela reflexão a respeito da adoção, dos jovens dentro do lar, bem como da presença do idoso na família, que é sempre uma oportunidade de amadurecimento”, acrescentou Padre Jorge Alves Filho.

O livreto custa R$3,35 e pode ser encontrado na Secretaria Nacional da Pastoral Familiar ou ser adquirido pelo telefone, no número: (61) 3443 2900 ou pelo email: vendas@cnpf.org.br  ou ainda pelo site: www.lojacnpf.org.br.

Não fique fora dessa comemoração!

Celebre a vida em sua comunidade!

 

Programações nas Paróquias:

Ceilândia

Paróquia Imaculada Conceição

 

*Clique na imagem para vê-la maior

 

 

Leia mais:
– Inicia hoje, o Mês das Missões

 

Informações:
Pastoral Familiar da CNBB
Telefone: (61) 3443-2900
Site: www.cnpf.org.br

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search