SC: os sinais mais claros na reforma da liturgia

“Nesta reforma, porém, o texto e as cerimônias devem ordenar-se de tal modo, que de fato exprimam mais claramente as coisas santas que eles significam e o povo cristão possa compreendê-las facilmente, à medida do possível, e também participar plena e ativamente da celebração comunitária”. Ou seja, a importância dos sinais – não só da eficácia sacramental.

Cidade do Vaticano

No nosso espaço Memória Histórica, 50 anos do Concílio Vaticano II, vamos continuar a falar sobre a Constituição Sacrosanctum Concilium.

De acordo com o princípio da continuidade, a Constituição Sacrosanctum Concilium formulou o princípio do desenvolvimento orgânico da liturgia, prestando atenção ao fato de que novas formas deveriam surgir “daquelas já existentes”. Neste sentido, no documento conciliar promulgado em 4 de dezembro de 1963 pelo Papa Paulo VI, não há uma descontinuidade, uma ruptura, como afirmam determinadas leituras. Esta Constituição, propõe uma reforma geral da liturgia nas coisas que podemos mudar e que não sejam essenciais. Padre Gerson Schmidt:

“A constituição Sacrosanctum Concilium propõe uma reforma geral da liturgia nas coisas que podemos mudar e que não sejam essenciais. Diz assim o número 21: “Nesta reforma, porém, o texto e as cerimônias devem ordenar-se de tal modo, que de fato exprimam mais claramente as coisas santas que eles significam e o povo cristão possa compreendê-las facilmente, à medida do possível, e também participar plena e ativamente da celebração comunitária”.

A liturgia precisa ser mais expressiva, de forma que o povo entenda, mergulhe e participe ativamente, sem o fiel ser um mero expectador, como se estivesse assistindo um teatro ou um filme, sem se envolver, com o Mistério Pascal que ali se dá, se realiza e se atualiza.

Por isso, toda celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e do seu corpo, que é a Igreja, é uma ação sagrada por excelência, cuja eficácia nenhuma outra ação da Igreja iguala, sob o mesmo título e grau” (SC, 07). Fala-se nesse número 07, da eficácia da Liturgia, porque na história houve muitas controvérsias a respeito do sacramento. Martinho Lutero quis salientar a necessidade das predisposições do sujeito para que os sacramentos produzam fruto. Erra quando afirma que essas predisposições sejam a causa eficaz do sacramento em si mesmo.

Por isso, o Concilio de Trento definirá a eficácia dos sacramentos, dizendo que quem afirmar que os sacramentos são apenas sinais externos da graça, seja considerado anátema (ou seja, fora da doutrina de Cristo). A presença da graça divina no sacramento não depende da santidade daquele que administra o sacramento, nem daquele que o recebe. A causa da graça não é o homem e seus méritos. Mas unicamente Jesus Cristo. Daí dizer-se: o sacramento age “ex opere operato” (frase latina que traduzida significa realizar com eficácia o que significa e simboliza o sacramento) é o mesmo que afirmar que uma vez realizado o rito sacramental, colocados os sagrados símbolos em matéria e forma, Jesus Cristo age e se torna realmente presente, sem sombra de dúvida.

Diante dessa controvérsia luterana, sabemos que na história, na liturgia, se acentuou demasiadamente, na liturgia católica, o princípio da eficácia do sacramento, em detrimento aos sinais litúrgicos e celebrativos – dessa clareza pedida pela SC. Por causa dessa eficácia operante (“ex opera operatur”), não se deu mais tanta importância aos sinais litúrgicos e se negligenciou essa expressão mais clara das coisas santas (SC, 21), pedida agora pelo Concílio Vaticano II.

Por isso, é possível entender o apelo dos padres conciliares: “Nesta reforma, porém, o texto e as cerimônias devem ordenar-se de tal modo, que de fato exprimam mais claramente as coisas santas que eles significam e o povo cristão possa compreendê-las facilmente, à medida do possível, e também participar plena e ativamente da celebração comunitária”. Ou seja, a importância dos SINAIS – não só da eficácia sacramental”.

 

 

 

 

Por Vatican News

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search