São João Paulo II, o Papa da paz

Neste dia 22 de outubro a Igreja de todo o mundo celebra a memória litúrgica de São João Paulo II. Conhecido por vários nomes – o Papa peregrino, o Papa dos jovens, o Papa da paz- governou a Igreja por quase 27 anos, até sua morte, em 2 de abril de 2005. Foi beatificado em 1º de maio de 2011, e canonizado em 27 de abril de 2014.

A data de sua memória litúrgica foi estabelecida pelo Papa Francisco por simbolizar o dia em que São João Paulo II celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.

São João Paulo II teve sua trajetória marcada pela espiritualidade mariana. Tanto que escolheu como lema episcopal uma expressão do renomado apóstolo da Virgem Maria, São Luís Maria Grignion de Montfort, “Totus tuus”, (que quer dizer “todo teu”).

Karol Wojtyła, nome de batismo de São João Paulo II, nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e a 1º de Novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia.

Seu pontificado foi marcado por seus grandes feitos pelos jovens e pelo grande número de viagens apostólicas que fez. Foi o Papa que mais visitou países na história da Igreja, foram mais de 200.

Confira algumas viagens consideradas mais importantes:

Polônia

2 de Junho, 1979

1º Viagem como Papa, faz também sua primeira visita pastoral à Polônia. Em Varsóvia, perante milhares de fiéis, exorta: “Não excluam Cristo da História!”;

Brasil

30 de Junho, 1980

Uma multidão de cerca de 4,5 milhões de fiéis foi às ruas para ver o Papa João Paulo II que, pela primeira vez, pisava o solo brasileiro. Esta visita ao Brasil que agora começa a realizar-se foi um sonho longamente acalentado, disse o Papa na cerimônia de boas-vindas. Durante 12 dias João Paulo II percorreu as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aparecida, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Recife, Salvador, Belém,Teresina e Fortaleza, onde participou do X Congresso Eucarístico Nacional. Em pleno regime militar, defendeu a justiça social, liberdade sindical, reforma agrária, direitos humanos e educação sexual. Destacou-se, na primeira visita, a música “A bênção, João de Deus”.

Japão

23 de Fevereiro, 1981

“O materialismo, o permissivismo e o egocentrismo, que tantas vezes acompanham o progresso moderno, tentam invadir a vossa vida e há sempre a possibilidade de eles sufocarem os vossos valores morais espirituais — aqueles valores que trazem real e definitiva satisfação”, disse João Paulo II em discurso aos jovens japoneses, em 24 de fevereiro, em Tóquio.

Portugal

12 de Maio, 1982

A 13 de Maio, na Capelinha das Aparições, em Fátima, diante da imagem de Nossa Senhora, agradece à Virgem a ‘mão maternal que desviou a bala’ no atentado da Praça de São Pedro, e recita o Ato de Consagração do Mundo ao Coração Imaculado de Maria.

Coreia do Sul

3 de Maio, 1984

Em Seul, canoniza 103 mártires coreanos. Na homilia, João Paulo II destaca: “Pois eis, através desta Liturgia da Canonização dos Beatos Mártires coreanos estão inscritos na lista dos santos da Igreja Católica . Estes são verdadeiros filhos e filhas de sua nação, e eles são unidos por um número de missionários de outras terras . Eles são os seus antepassados, segundo a carne , língua e cultura”.

Índia

1 de Fevereiro, 1986

No dia 4 de Fevereiro, em visita à Calcutá, na cidade de Nirmal Hriday Ashram, encontra-se com Madre Teresa. A religiosa foi beatificada pelo próprio João Paulo II em 19 de outubro de 2003. “Teresa de Calcutá foi realmente Mãe. Mãe dos pobres, mãe das crianças. Mãe de tanta juventude que a teve como guia espiritual e partilhou a sua missão. De uma pequena semente, o Senhor fez crescer uma árvore frondosa e rica de frutos”, disse o Papa no dia da beatificação.

Checoslováquia

21 de Abril, 1990

João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar este país. Como sempre fazia, beijou o solo tcheco com “carinho e respeito”. Segundo ele, foi um beijo de fraternidade, paz e reconciliação. “Este gesto pode ajudar a curar as feridas do passado e remover as sombras da suspeita de um tempo denso entre Bohemia e Roma”. O Pontífice considerou a visita uma oportunidade para trazer da Cidade Eterna a saudação de paz.

Brasil

12 de Outubro, 1991

Esta foi a 2ª visita de JPII ao Brasil. O Papa percorreu dez capitais e fez 31 pronunciamentos. Fernando Collor de Mello era o presidente. Na visita, João Paulo II beatificou a Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, nascida na Itália e que viveu no Brasil a partir dos 16 anos. Ela seria canonizada em 2002. No dia 12 de outubro, festa de Nossa Senhora Aparecida, ele aproveitou, como disse, “a oportunidade de novamente beijar o solo e abraçar emocionado esta Terra da Santa Cruz”.

África do Sul

16 de Setembro, 1995

No dia 14, em Yaoundé, torna pública a Exortação Apostólica Ecclesia in Africa (“A Igreja na África”). O objetivo da exortação foi apresentar os resultados da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, no continente africano. “Com alegria e gratidão ao Senhor, (…) torno público o texto desta Exortação Apostólica pós-sinodal, fruto de um intenso e prolongado trabalho colegial”, escreveu o Papa.

Cuba

21 de Janeiro, 1998

O Papa celebrou em Havana, Santa Clara, Camagüey e Santiago de Cuba. Durante o discurso no encontro com o mundo da cultura, na Universidade de Havana, JP II afirmou: “A Igreja Católica não se identifica com qualquer cultura em particular, mas aproxima-se de todas elas com espírito aberto. Ao propor com respeito a sua própria visão do homem e dos valores, ela contribui para a crescente humanização da sociedade”.

Terra Santa

20 de Março, 2000

A viagem de sete dias que o Papa João Paulo II fez à Terra Santa era um antigo sonho que trazia. Já no início de seu pontificado, João Paulo II comprometeu-se a ajudar na resolução dos conflitos que fazem daquela região uma das mais conturbadas do planeta. Por isso, foi recebido por judeus, árabes e palestinos como um amigo.

Polônia

16 de Agosto, 2002

Esta foi a última visita de João Paulo II à sua terra natal. Na cerimônia de despedida, abençoou o povo e recomendou-os a Jesus Misericordioso. “Conservo no meu coração o bem realizado durante estes dias da minha peregrinação e no qual pude participar. Agradecido por tudo, juntamente com toda a comunidade eclesial que está na Polônia, repito estas palavras diante de Cristo misericordioso: “Jesus, tenho confiança em ti!”. Esta confissão sincera proporcione alívio às futuras gerações do novo milénio. E Deus, rico em misericórdia, vos abençoe a todos! E para concluir, o que dizer? Sinto muito ter que partir!”

França

14 de Agosto, 2004

A última viagem apostólica do Papa Woytila , fora da Itália, não teria outro destino, senão um santuário mariano. O motivo da visita foi a celebração do 150º aniversário da definição do Dogma da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria. Antes da procissão noturna no Santuário de Lourdes, o Papa convocou os fiéis a uma vida de paz e sem violência. “Que nasçam em nós sentimentos de perdão e de fraternidade! Sejam depostas as armas e que sejam extintos o ódio e a violência nos nossos corações! Que todos os homens deixem de ver no próximo um inimigo que se deve combater, mas um irmão para acolher e amar, para construir em conjunto um mundo melhor”.

 

Oração de São Paulo II

São João Paulo,
da janela do céu,
dá-nos a tua bênção!

Abençoa a Igreja,
que tu amaste, serviste e guiaste,
incentivando-a a caminhar corajosamente
pelos caminhos do mundo,
para levar Jesus a todos
e todos a Jesus!

Abençoa os jovens,
que também foram tua grande paixão.
Ajuda-os a voltar a sonhar,
voltar a dirigir o olhar ao alto
para encontrar a luz que
ilumina os caminhos da vida na terra.

Abençoa as famílias,
abençoa cada família!
Tu percebeste a ação de Satanás
contra esta preciosa e indispensável
faísca do céu que Deus
acendeu sobre a terra.

São João Paulo,
com a tua intercessão,
protege as famílias
e cada vida que nasce
dentro da família.

Roga pelo mundo inteiro,
ainda marcado por tensões,
guerras e injustiças.
Tu te opuseste à guerra,
invocando o diálogo e semeando o amor;
roga por nós,
para que sejamos incansáveis
semeadores de paz.

Ó São João Paulo,
da janela do céu,
onde te vemos junto a Maria,
faz descer sobre todos nós
a bênção de Deus!

Amém.

(Cardeal Angelo Comastri)

 

São João Paulo II, rogai por nós!

 

Por Kamila Aleixo com informações do site Canção Nova

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search