Os assessores das Comissões Episcopais Pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estarão reunidos de 04 a 06 de fevereiro, para o retiro anual pregado pelo arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha. O grupo se encontra na Casa de Retiros Família de Nazaré, no Lago Oeste, em Brasília (DF). O encontro conta com a supervisão do assessor da Comissão para a Vida e a Família, padre Jorge Alves Filho.

Segundo o padre Jorge, o momento de reflexão com dom Sergio, marcado para acontecer logo na manhã da segunda-feira, 04, servirá para orientar os assessores a fazerem suas reflexões pessoais. De acordo com ele, haverá também um momento de devoção, em especial à Maria. “Nós sabemos que como sacerdotes, religiosos, religiosas estamos à serviço da CNBB, e Maria é sempre nosso modelo de serviço, aquela que se colocou à disposição do Pai para que viesse Jesus Cristo, o salvador da humanidade”, afirma padre Jorge.

Ainda de acordo com ele, durante os dias do retiro os assessores terão também um momento de penitência, ou seja, um ato penitencial. “É um momento também de revermos a nossa vida, nossa vivência espiritual. Também as nossas limitações, as nossas falhas e nesse momento nós seremos orientados a refletirmos sobre a própria vida e terminaremos com um momento de confissão individual, onde cada um poderá procurar um dos seus colegas assessores para confissão”, salienta padre Jorge.

Esses dois momentos, tanto o mariano como o penitencial farão parte da espiritualidade a ser vivenciada com os assessores durante todos os dias em que estarão reunidos na Casa de Retiros. A iniciativa visa a integração do grupo para dar início ao semestre que se inicia. “Aqui nós aproveitaremos para refletir, rezar, nos espiritualizarmos mais e também recebermos do Espírito Santo de Deus a força para que o nosso trabalho seja proveitoso e seja realmente um trabalho em prol da evangelização como discípulos e missionários de Jesus Cristo nesta Igreja em Saída que nos pede tanto o Santo Padre, o papa Francisco”, finaliza padre Jorge.

As atividades terminam na quarta-feira, 06, logo após a missa de encerramento do encontro. Na sequência, nos dias 07 e 08, os assessores retornam às atividades na sede provisória da CNBB, na Asa Norte, para a primeira reunião do ano do Grupo de Assessores (GA).

Frente de trabalho

O grupo dos assessores realiza, durante o ano, intenso trabalho de acompanhamento da pastoral nas dioceses de todo o Brasil a serviço dos bispos que compõem as Comissões Episcopais Pastorais. Convidados pelas lideranças de pastoral, eles contribuem com a formação no campo da Liturgia, da Ação Missionária, da Missão Continental, do empenho pastoral em torno da Juventude, da Comunicação, da Cultura, do Serviço para a Caridade, a Justiça e a Paz. Servem também na área da animação Bíblico-Catequética, dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada. Apoiam os bispos por meio de respostas às consultas à Doutrina da Fé e animam as iniciativas do Laicato.

As Comissões Especiais também têm assessores designados para ajudar os líderes de pastoral de todo o país. Animados pela Secretaria Geral da Presidência da Conferência, o grupo também conta com a participação do assessor de política, de Imprensa, do coordenador executivo da Campanha da Fraternidade e do diretor da Editora da CNBB.

 

Por CNBB

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search