Quarta-feira de Cinzas é celebrada nas paróquias da Arquidiocese de Brasília

A Arquidiocese de Brasília convida a todos para participarem da Celebração Eucarística a ser realizada no dia 06 de março, às 19h30, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em ocasião da Quarta-feira de Cinzas. A Missa será presidida pelo cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo Metropolitano de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB.

A Celebração da Imposição das Cinzas tem um grande significado para os cristãos, pois marca o inicio da Quaresma, tempo de preparação, oração e penitência para a Páscoa do Senhor.

A Missa de Cinzas marca também a abertura da Campanha da Fraternidade 2019, que este ano traz o seguinte tema e lema, respectivamente: “Fraternidade e Políticas Públicas” e “Serás libertado pelo direito e pela justiça”.

De acordo com o Missal Romano, ao longo da Missa de Quarta-feira de Cinzas, mas precisamente após a homilia, o celebrante abençoa as cinzas, que provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, aspergindo água benta sobre elas.

Com as cinzas úmidas, o padre, então, marca a testa ou a cabeça de cada fiel, pronunciando uma dessas frases: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Esse gesto traz a reflexão sobre a origem e o fim de cada um de nós e também mostra a importância e a urgência de nossa conversão, de renascermos das cinzas, de deixarmos para traz todo o pecado, pois não sabemos quando iremos partir dessa vida. Por essa razão, devemos nos preparar, dia a dia, para a nossa vida definitiva, que está na eternidade com Deus.

Na Palavra do Senhor deste domingo, o cardeal Sergio da Rocha fala sobre a importância da Celebração de Cinzas e de bem vivenciar a Quaresma, como parte do processo de conversão. Veja abaixo.

“Estaremos iniciando a Quaresma no próximo dia 06, quarta-feira de Cinzas. Vamos iniciar um tempo especial de conversão e penitência, em preparação para a Páscoa. Deus nos oferece mais uma oportunidade privilegiada para produzir os bons frutos que ele espera de nós. É preciso refletir seriamente sobre qual tipo de árvore nos representa, a boa ou ruim, considerando os frutos que temos produzido. Nestes dias em que muitos buscam a alegria sem Deus, possamos dar testemunho da verdadeira alegria que se encontra em Deus e na vivência da sua Palavra. Felizes os que acolhem a Palavra de Deus e a põem em prática nas diversas situações da vida, nos momentos de alegria e de dor”

E para conclui, o arcebispo deixou um convite para que todos participem da Missa de Cinzas em qualquer paróquia de nossa Arquidiocese.

“Lembre-se que a quarta feira de Cinzas continua a ser dia de jejum e abstinência. Participe da missa na quarta feira de Cinzas, a ser celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese de Brasília. Na Catedral, a celebração eucarística será às 19h30”, destacou.

Qualquer pessoa pode receber as cinzas, segundo o Catecismo (1670 ss.), mas para isso, a Igreja aconselha jejum e abstinência neste dia, assim como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.

Venha em busca da sua conversão! Participe desta Celebração conosco! Sua presença é indispensável!

“Convertei-vos e crede no Evangelho

 

Missa de Cinzas nas paróquias da Arquidiocese de Brasília

Nesta quarta-feira de cinzas, 06/03, serão realizadas Missas em várias paróquias da Arquidiocese de Brasília. Veja abaixo! Para contato de outras paróquias, clique aqui.

 

Igreja Mãe

– Catedral Metropolitana de Brasília – 19h30

 

 

 

 

Arniqueira

– Maria Auxiliadora – 08h
– Capela Nossa Senhora das Graças (Veredão – Maria Auxiliadora) – 19h30

 

 

Asa Sul

– Nossa Senhora de Guadalupe – 07h30; 12h15 e 19h

 

 

– Santo Antônio – 08h; 12h15; 15h e 19h

 

 

– São João Bosco – 07h; 12h15 e 18h

 

 

Brazlândia

– São Sebastião – 19h30

 

 

 

Ceilândia

– Sagrado Coração de Jesus e São José – 19h
– Capela São José (Sagrado Coração de Jesus e São José) – 08h

 

 

 

Itapoã

– São Luís Orione – 08h e 19h
– Capela Nossa Senhora de Lourdes (São Luís Orione)- 19h30

 

 

 

Paranoá

– Santa Maria dos Pobres

 

 

 

Parkway

– Imaculado Coração de Maria  – 09h e 20h

 

 

Sagrada Família – 20h

 

 

 

Recanto das Emas

– São Gabriel Arcanjo – 19h
– Capela Santos anjos (Quadra 206 – São Gabriel Arcanjo)

 

 

 

Riacho Fundo

– Medalha Milagrosa – 07h30; 09h30 e 19h30
– Capela São Daniel Comboni (Medalha Milagrosa) – 08h e 19h30
– Capela Santa Luzia (Caub I – Medalha Milagrosa) – 08h
– Capela Nossa Senhora Aparecida (Caub II – Medalha Milagrosa)- 09h30
– Capela São Francisco (Medalha Milagrosa)- 19h30

 

 

 

Samambaia

– São José Operário – 08h e 19h30

 

– Santa Luzia – 07h30 e 20h
– Capela Mãe da divina Providência – 20h

 

Taguatinga

– Nossa Senhora do Carmo – 08h e 19h30

 

– Santa Terezinha – 09h e 19h

 

– São Pedro e São Paulo – 10 e 19h

 

 

 

Informações:
Local: Catedral Metropolitana de Brasília
Endereço: Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61) 3224-4073

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search