Pastoral familiar se reúne em Simpósio e Peregrinação no Santuário de Aparecida

Agentes da Pastoral Familiar de todo o país vão se reunir neste fim de semana (25 e 26), no Santuário Nacional de Aparecida, São Paulo, para a 11ª Peregrinação e 9º Simpósio Nacional da Família. O encontro é realizado anualmente pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar e a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com o tema “Em Família, defendemos a Vida!” e lema “A Família, como vai”, a programação convida principalmente a um grito em defesa da dignidade da vida e um olhar atento à família na atualidade.

Dom Ricardo Hoepers/ Ascom CNBB

O bispo de Rio Grande (RS) e novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, dom Ricardo Hoepers, destaca que a família deve ser a primeira a proteger a vida desde a concepção até seu fim natural.

“A Família é o locus natural em que a vida tem uma dignidade que deve ser respeitada, especialmente para com os mais vulneráveis. Nela encontramos o abrigo seguro que o próprio Deus quis estar: na família de Nazaré”, destaca.

Ainda segundo dom Hoepers, além do tema a ser aprofundado, esse simpósio traz a marca de um clamor e de uma convocação, neste ano em que comemoramos 25 anos da Campanha da Fraternidade: “E a Família, como vai?”.

Divulgação

Além do presidente da comissão, convidados também vão ajudar no diálogo e reflexão dos temas abordados no simpósio. Entre eles padre Zezinho, que vai colaborar com sua sabedoria e experiência ao longo de mais de 50 anos de sacerdócio. Ele vai refletir o lema do evento: “A Família, como vai?”; dom Ricardo Hoepers, vai refletir o tema central: “Em Família, defendemos a Vida!”.

Outros assuntos importantes que tem repercutido e muito na realidade atual como a “Valorização da vida e suicidologia”, também contarão com o apoio de convidados. Esta temática será abordada pela a professora Nadja Cristiane da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e, da mesma instituição, o professor Alexandre Ernesto vai falar sobre “O cuidado centrado na pessoa”.

Além disso, a atriz e humorista Concessa do Canal Tecendo Prosa vai bater um papo sobre “A família atual”, a cantora e líder pró-vida, Zezé Luz, que já salvou inúmeros bebês do aborto e o fundador da Comunidade Jesus Menino, Tônio Tavares, que é pai de 42 filhos especiais são os outros dois convidados.

Foto: Portal A12.com

Para dom Hoepers, a proposta concreta desse encontro é acreditar em famílias missionárias. “Queremos chamar todas as famílias para que sejam, de fato, o lugar sagrado onde a vida é protegida, defendida e cuidada em todas as suas fases. O amor gera o cuidado, e quem cuida permanece amando”, ressalta.

A programação do sábado (25), conta ainda com a Missa de Abertura da 11ª Peregrinação, no Altar Central do Santuário. Ao final da celebração, uma Procissão Luminosa levará os participantes para outro momento de oração antes do show.

O novo presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB destaca ainda Maria, que segundo ele “nos atrai irresistivelmente a sermos família nos passos de Jesus”. Além disso, o bispo ressalta o “sim” de Maria que é o sim da alegria de ser família, de ir ao encontro de outras famílias para viver a solidariedade e o cuidado com a vinda de uma nova criança, isto é, de uma gravidez de risco, como fez com sua parenta Izabel. (Lc 1, 39-80).

“Agora todas as famílias do Brasil peregrinam para visitar Maria e agradecer sua maternidade, seu sim, sua proteção e sua presença que alenta nossos lares nos momentos de crise e sofrimento, finaliza”.

Show em tributo à vida

O Show “Vida In Concert – Em Família defedemos a Vida” vai contar com inúmeros convidados. Entre as presenças confirmadas: Eliana Ribeiro, Álvaro e Daniel, Davi Calazans, Dalcides, Cláudio Castro, Totó do Expresso HG e as bandas Veste Nova, Vida Reluz, Anjos de Resgate e Rosa de Saron. Os cantores Diego Fernandes e Zezé Luz serão os apresentadores da noite.

Simpósio Kids

Pela primeira vez, as crianças que acompanham os pais também serão contempladas no evento com o Simpósio Kids. A atividade vai contar com a presença da Turma dos Devotos Mirins do Santuário Nacional de Aparecida.

 

 

Foto de capa: A12.com

Fonte: CNBB

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search