Partidos tem até o dia 17 de setembro para confirmar participação no “Debate de Aparecida”

No dia 20 de setembro, às 21h30, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o “Debate de Aparecida”, que reunirá candidatos à presidência da república para as eleições de 2018. O projeto, organizado e gerado pela TV Aparecida, acontece no Santuário Nacional, na arena do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. A jornalista Joyce Ribeiro fará a mediação.

Às vésperas da ocasião, o padre Evaldo César de Souza, administrador da TV Aparecida e responsável pela organização do “Debate de Aparecida” falou sobre os últimos acertos e ajustes do encontro. De acordo com ele, a equipe está finalizando os detalhes referentes ao convite formal aos partidos e coligações; e organizando a lista de jornalistas das emissoras católicas e bispos que irão fazer perguntas aos candidatos presentes no dia.

“Com o aceite das regras pelos partidos, o processo deslanchou e os encaminhamentos podem ser feitos com mais propriedade. Estruturas de recepção, logística para o dia do debate, organização de equipes de operação e produção, tudo está praticamente fechado”, afirma o padre Evaldo.

Ainda de acordo com ele, a Sala de Imprensa do Santuário Nacional, que é quem está cuidando do credenciamento da imprensa, estima que já tenham 40 profissionais cadastrados para fazer a cobertura do evento. Esse processo, segundo ele, pode ser feito até o dia 15 de setembro. Foram separadas 400 vagas para mídias diversas.

“O processo do Debate de Aparecida segue as leis eleitorais, ou seja, nesse primeiro momento temos apenas o compromisso dos partidos e coligações com as regras”, afirma o padre. Ele explica ainda que o convite formal para a participação será enviado no dia 13 de setembro e que, os partidos terão até o dia 17 para efetivar a confirmação. “O que temos foi uma recepção muito positiva dos partidos sobre a iniciativa da CNBB em promover o debate e acreditamos que os candidatos estarão todos aqui no dia 20 para esse momento de cidadania”, diz.

Questionado sobre qual é a importância que o Debate de Aparecida adquire, especialmente no cenário de crise pelo qual passa o país, o padre Evaldo é entusiasta. “Esperamos que, como em outros momentos, os candidatos à presidência do Brasil possam expor com clareza e com tranquilidade suas ideias e planos de governo. A polarização política pela qual passa nosso país, com extremos disputando pleito, toda e qualquer informação com credibilidade vai ser o diferencial para ajudar nosso povo a tomar decisões e garantir que o processo seja transparente e democrático”, afirma.

“A CNBB presta um maravilhoso serviço ao povo brasileiro, especialmente para os homens e mulheres de fé, em promover este Debate de Aparecida”, finaliza o padre.

 

O Debate de Aparecida

Promovido pela CNBB, o evento contará com a transmissão das emissoras de TV e rádio de inspiração católica, além de portais na internet. Quanto ao formato, terá perguntas apresentadas aos políticos por sorteio, outras feitas por bispos da CNBB e jornalistas previamente inscritos. Também estão previstas perguntas entre os próprios candidatos. Réplicas e tréplicas serão permitidas em alguns momentos. A previsão de duração é de duas horas, divididas em cinco blocos.

No primeiro, a mediadora fará a abertura, discorrendo sobre as emissoras que estão transmitindo. Em seguida, vai citar os nomes dos candidatos que estão presentes e os que não compareceram ao encontro. Na sequência, o GC (Gerador de Caracteres) cita os nomes dos outros candidatos sem representação na Câmara dos Deputados e que não participarão do debate. A primeira pergunta – destinada a todos os candidatos, que terão 2 minutos – será feita por um (arce)bispo designado pela presidência da CNBB.

No segundo bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador vai sortear o candidato que irá perguntar e o outro que responderá. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em 2 minutos, réplica em 1 minuto e meio e tréplica em 1 minuto.

No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por jornalistas das emissoras filiadas à Signis Brasil. Os temas serão definidos previamente e as perguntas pré-definidas pela organização do debate. Será feito um sorteio na hora para definir qual candidato irá responder, no tempo máximo de dois minutos.

No quarto bloco, será aberta a possibilidade de confronto direto entre os candidatos, com tema livre. O mediador fará o sorteio do candidato que irá perguntar e de outro para responder. A pergunta deverá ser feita em até 30 segundos, com resposta em dois minutos, réplica em 1 minuto 30 segundos e tréplica em 1 minuto.

No quinto e último bloco as perguntas, com tema livre, serão feitas por bispos indicados pela CNBB, sendo um bispo para cada candidato. O mediador vai sortear na hora o candidato que irá responder. A pergunta será feita em até 30 segundos e as respostas em 2 minutos. Neste bloco também serão feitas as considerações finais de cada candidato, sendo que cada um terá 1 minuto.

 

Por CNBB

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search