19/09/2017 13:34

“No Coração da Igreja Minha Mãe, eu serei o Amor, assim serei tudo, assim o meu sonho será realizado.” (Santa Teresinha)

No 1º dia do mês de outubro a Igreja celebra o Dia de Santa Teresinha. Conhecida carinhosamente como a Santa das Rosas, Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar.

As paróquias dedicadas a Santa em nossa Arquidiocese já estão com uma programação especial para celebrar a padroeira. Confira: (Clique na imgaem para ampliar)

 

Paróquia Santa Teresinha – Cruzeiro Novo

A novena em honra a padroeira terá início dia 22 e segue até o dia 30 de setembro, sempre dentro das Missas, durante a semana, às 19h e aos domingos, às 18h.

Nos dias 23, 24, 27, 29, 30 de setembro e 01 de outubro, haverá barraquinhas com a venda de quitutes.

No dia 1º haverá Santa Missa nos seguintes horários: 07h, 09h, 10h30, 18h e 20h. Também neste dia será realizado um almoço especial. Os ingressos podem ser adquiridos na loja de artigos religiosos da paróquia.

A Paróquia fica na, SHCES Q. 801 Lt. 2, Cruzeiro Novo.

Contato: 3234-3414

 

 

Paróquia Santa Teresinha – Taguatinga

A Festa da Padroeira 2017 já está toda programada. De 22 a 30 de setembro acontece a novena em honra a Santa Teresinha, dentro das celebrações, às 19h, sendo que nos dias 28, 29 e 30 de setembro, também haverá o Tríduo em honra a padroeira.

No dia 1º de outubro haverá uma Missa, às 08h e, às 17h, uma procissão que culminará com a Santa Missa campal, a partir das 18h.

Dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro, logo após as celebrações, haverá barraquinhas com vendas de quitutes, bingos, leilões, apresentações de bandas e brinquedos para a criançada.

A paróquia fica na, QNJ 19 AE 11, Taguatinga Norte

Contato: 3475-8533/ 3475-6730

 

 

A Paróquia Maria Auxiliadora, localizada na Arniqueira, também irá homenagear Santa Teresinha. Será realizada uma novena de 22 a 30 de setembro, com intenções diferentes para cada dia. Veja a programação e os horários:

Dia 22 – Benção das Velas – (Sexta-feira) 20hs
Dia 23 – Benção dos Terços – (Sábado) 19hs
Dia 24 – Benção dos Escapulários e dos Jovens – (Domingo) 19h30
Dia 25 – Benção da Água e das Crianças – (Segunda-feira) 20hs
Dia 26 – Benção do Sal e da Carteira de Trabalho – (Terça-feira) 20hs
Dia 27 – Benção das Medalhas e dos Idosos – (Quarta-feira) 20hs
Dia 28 – Benção das Chaves – (Qunita-feira) 20hs
Dia 29 – Benção das Famílias – (Sexta-feira) 20hs
Dia 30 – Benção dos Agentes de Pastoral – (Sábado) 19hs

No dia 1º de outubro a Missa Solene será realizada às 19h30.

A paróquia Maria Auxiliadora fica na, SHA A/E 1 Lote 2, Arniqueira

Contato: 4103-1960 ou www.mariauxiliadora.org.br

 

 

 

 

 

Santa Teresinha do Menino Jesus, intercessora dos missionários

Santa Teresinha nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”. Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia “História de uma alma” e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de setembro de 1897 dizendo suas últimas palavras: “Oh!…amo-O. Deus meu,…amo-Vos!”

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada “Patrona Universal das Missões Católicas” em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja.

Significados e símbolos

O crucifixo de Santa Terezinha

Na imagem de Santa Teresinha o crucifixo representa o seu sofrimento e o amor que ela tinha pela Paixão de Cristo. Santa Teresinha gostava de jogar flores no crucifixo do jardim do Carmelo. Viveu apenas 24 anos e tinha a saúde debilitada. Sofreu muito durante quase três anos por causa da tuberculose, doença incurável na época, e ofereceu todo seu sofrimento pela conversão dos pecadores. Ela disse: “Eu nunca teria acreditado que fosse possível sofrer tanto! Nunca! Nunca! Não posso explicar isto, exceto pelos desejos ardentes que eu tive de salvar almas”.

As rosas de Santa Terezinha

As rosas na imagem de Santa Teresinha simbolizam uma promessa que ela fez antes de morrer. Aos 24 anos de idade, em 30 de setembro de 1897, Santa Teresinha disse às irmãs: “Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!” As rosas simbolizam a intercessão de santa Terezinha por todos aqueles que a pedem em oração.

O véu de Santa Terezinha

O véu preto de Santa Teresinha representa seus votos perpétuos de pobreza, obediência e castidade, na Ordem Carmelita. Representa seu casamento com Cristo e sua entrega total a ele. Nesse entrega, Santa Terezinha sentiu o ardente desejo de dedicar sua vida e suas orações na intenção de todos os missionários. Por isso, sem nunca ter saído do convento, ela se tornou a padroeira dos missionários e das missões.

O hábito de Santa Terezinha

Na imagem de Santa Teresinha, o hábito marrom simboliza a pobreza dos carmelitas e a fé inabalável em Jesus Cristo. Representa, também, a morte espiritual da pessoa para as coisas deste mundo, querendo apenas os bens celestiais, o que Santa Terezinha viveu de maneira exemplar.

 

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

 

Por Kamila Aleixo