Paróquias celebram Jubileu de Prata no próximo dia 25

O Dia 25 de janeiro é uma data especial para 4 paróquias de Brasília. Principalmente neste ano de 2019, em que elas celebram 25 anos de fundação. São elas: Sagrado Coração de Jesus e São José, em Ceilândia Norte; Nossa Senhora da Divina Providência, no Setor “P” Sul de Ceilândia; Santo Antônio, na Ceilândia Sul, e São José, em Brazlândia.

Antes de seguir contando a história de duas paróquias de Ceilândia, Sagrado Coração de Jesus e São José e Nossa Senhora da Divina Providência,  vamos voltar um pouco no tempo.

A história de fé e evangelização em Ceilândia nasceu junto com a inauguração desta região administrativa, que teve a pedra fundamental lançada no dia 27 de março de 1971, pelo então governador Hélio Prates.

A cidade foi criada para assentar os invasores de terra, que irregularmente já ocupavam boa parte do centro da Capital Federal.  Por isso, Ceilândia.

CEI = Campanha de Erradicação das Invasões + LÂNDIA = Terra.

No mesmo dia da inauguração da nova cidade, foram assentadas vinte famílias. Junto aos novos moradores, chegou também o Pe. Ângelo Van Kempen, da Congregação Espírito Santo, que era pároco da Divino Espírito Santo, na Asa Norte, para ajudar na evangelização e espiritualidade daquela comunidade.

Pe. Ângelo, com ajuda do bispo auxiliar, dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, conseguiu terrenos para a construção de paróquias.  A primeira paróquia a ser construída foi a Paróquia da Ressurreição, em 1971. Logo depois veio a Nossa Senhora da Glória, em 1973. Com o grande crescimento da população a da região, veio a necessidade de criar as capelas para melhor atender as comunidades. Logo surgiram as capelas: Paixão, atual Santíssima Trindade; Todos os Santos; Nossa Senhora da Natividade; São José Operário e Sagrado Coração de Jesus.

Ligada à Paróquia Ressurreição, a Capela do Sagrado Coração de Jesus e São José foi inaugurada em 1972, sendo conduzida por padres da congregação do Espírito Santo, também conhecidos como Epiritanos, e auxiliados pelas irmãs da congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação. Passaram por lá os padres: Ângelo Van Kempen, Antônio Gruyters, Léo Gottenbos, Antônio Van Rooy, João Ryan, Tiago Roothans, Guilherme Topper, Ivan Serrano Rivera, Bonifácio Urbane, Osvaldo Pérez González e José Antônio Álamo, além de tantos outros missionários.

Entre os fieis desta comunidade, estavam pessoas oriundas de diversas regiões, como nordeste, sertões e veredas, além das vilas IAPI, Tenório, Esperança, Dimas e Matias.

Os arquivos paroquiais descrevem a comunidade daquela época como pobre, desempregada, triste e de jovens desiludidos e de idosos frustrados, mas que, sobretudo, viram em Ceilândia uma esperança que nunca decepcionava.

“Era um povo simples e sem tantos recursos, mas persistentes e fortes, de uma coragem sem igual. Povo desbravador de histórias, mesmo diante de tantas desilusões e tristezas. Povo varonil, que busca reconstruir uma história ainda sonhada e não celebrada. Mesmo diante de tanta sequidão humana e social nossa comunidade foi regada e arada por tantos suores e lágrimas de gente simples e disposta a fazer a diferença, onde ninguém fique de fora dessa festa de encontro e reencontro. Fizeram isso porque, apesar de todos os revesses, eles acreditam nessa cidade, nesse povo, que para eles simplesmente ‘jorram leite e mel’ “.

Com o crescimento da comunidade, a Sagrado Coração de Jesus e São José foi elevada a paróquia em 25 de janeiro de 1994, por meio do decreto assinado por dom José Freire Falcão, arcebispo na época.

Neste mesmo dia e ano, nasciam também a paróquias Nossa Senhora da Divina Providência, no Setor “P” Sul de Ceilândia; Santo Antônio, na Ceilândia Sul, e São José, em Brazlândia.

De lá para cá, conduziram a paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José, como administradores ou párocos: Pe Manoel Elizário Pessoa (Pároco Moderador) – 1994 (janeiro a junho); Pe. Kenneth Micael Hall (Pároco Moderador) – 1994 (agosto) a 1999 (setembro) e Pe. José Marcelo S. Leite (Pároco Moderador) – 1999(setembro) a 2000 (agosto). Passaram ainda  Pe. Wilson José Santos (Sacramentos) e Pe. (Dom) Augustinho Petry (Militar) (Administradores Paroquial) – 2000 (agosto); Pe. Alouísio da Silva Ramos (administrador paroquial) – 2000 (setembro a fevereiro); Pe. Luiz Carlos de Farias(Pároco) – 2001 (fevereiro a julho); Pe. Ernesto Ascione(Administrador Paroquial) – 2001 (agosto) a 2006 (dezembro); Pe. Givanildo Elias Gonçalves (Pároco) – 2007 (janeiro a setembro); Pe. Lécio Santo e Santos (Pároco) – 2007 a 2014 (janeiro).

Pe. Nei Nelson de Jesus Morais é o pároco atual, estando à frente da paróquia desde fevereiro de 2014. Para auxiliar nos trabalhos pastorais, conta com o auxílio do diácono Damião.

A Comunidade conta com 30 pastorais e uma Comunidade de Vida Religiosa: Irmãs de Nossa Senhora da Consolação.

Mensalmente, aproximadamente dez mil pessoas passam pela paróquia.

E a partir de hoje, a paróquia dá início às festividades pelo Jubileu de Prata, com o Tríduo de Oração em Preparação para o Jubileu, sempre às 19h30, acontecendo no primeiro e terceiro dia ma Capela São José Operário, e no segundo dia na Matriz. Nesses três dias haverá  uma hora de adoração e benções especiais para as crianças, jovens; famílias; enfermos e idosos.

Na sexta-feira, 25/01, haverá queima de fogos na Capela São José Operário, a partir das 18h, e em seguida a procissão rumo à matriz, onde será celebrada a Missa Solene em honra ao Jubileu de Prata, presidida pelo bispo auxiliar, dom Valdir Mamede, por volta das 19h30. Após a Eucaristia será realizado um espetáculo teatral.

No sábado, as comemorações continuam, iniciando às 15h, com a Hora da Misericórdia e louvores Marianos. Às 18h, acontece a recitação do Santo Terço e o Ofício de Nossa Senhora cantado. A Santa Missa será presidida pelo padre Nei Nelson às 19h30, em honra à Santíssima Virgem Maria.

Já n domingo, último dia de celebração, as comemorações começam às 08h30, com a procissão com o Coração Eucarístico de Jesus e a Juventude.  Quase no final da tarde, por volta das 17h, haverá a apresentação do Coral: Crianças e Idosos, seguida da homenagem ao Coração de Jesus e a todos os paroquianos. Às 18h será realizada a Missa Jubilar e, por fim, será realizado um momento cultural, a partir das 20h, com apresentações, lanches e queimas de fogos.

Não perca a festividade!

Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência

A Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência, localizada no Setor “P” Sul, em Ceilândia, também celebra o Jubileu de Prata neste final de semana. As atividades tiveram início no sábado, 18/01, com adoração ao Santíssimo, seguindo pelo domingo, 19/01, com workshop das pastorais e a exposição de fotos.

A comemoração retoma hoje, 22/01, seguindo até quinta-feira, 24/01,  com o Santo Terço em intercessão pelo Tríduo Jubilar, seguida de Santa Missa, iniciando a programação às 19h.

Na Sexta-feira, 25/01, dia do Jubileu, a programação inicia às 19h, com a Procissão das Luzes, seguida da Santa Missa Solene, que será presidida por dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília. Vale destacar que o primeiro dia do Tríduo será realizado durante a celebração.

A procissão das luzes, segundo a organização, é o cortejo onde são contemplados os mistérios do Santo Terço e todos levam uma vela, que simboliza a luz de Cristo.

No sábado, 26/01, ocorre das 08h às 12h, a Missão Evangelizadora de porta a porta. Das 15h às 18h haverá o festival para a escolha do hino; às 19h, será celebra a Santa Missa, bem como o segundo dia do Tríduo; e às 20h30, será realizado o show evangelizador com a Banda Maranata.

E no dia 27/01, domingo, a programação começa com o ofício de Nossa Senhora cantado. Às 17h será realizado a carreata Mariana com a imagem de Nossa Senhora da Divina Providência por todo o “P”Sul.  Às 19h, dom Valdir Mamede, bispo auxiliar, celebra a Missa Solene e o terceiro dia do Tríduo. E para finalizar, às 20h30, acontece o jantar de confraternização. Para saber o valor do convite, entre em contato com a secretaria paroquial.

A Paróquia foi fundada em 25 de janeiro de 1994. Ao longo desses quase 25 anos, passaram pela paróquia:

– Pe. Josias Vieira (Pároco) – 25/01/94
– Pe. José Raimundo Laurindo de Carvalho (Pároco) – 18/12/09
– Pe. Erivan Duque de Souza – (Pároco) 31/01/16 (+)
– Pe. Francisco Lopes de Sousa (Administrador paroquial) – 12/06/16
– Pe. Francisco Lopes de Sousa (Pároco) – 12/06/16

A paróquia conta com uma estrutura física composta por nave da Igreja, salão, banheiro e cozinha, onde realiza as Celebrações Eucarísticas e todos os sacramentos, além das formações, momentos de orações, espiritualidade, catequese, eventos e festas.

Possui 24 pastorais, movimentos e serviços e atende cerca de 480 pessoas por Missa. Quanto à comunidade, esta é classificada pela paróquia  como participativa e presente.

Por fim, a paróquia deixou um convite a todos participarem do festejo pelo Jubileu.

“Somos uma comunidade de baixa renda que sempre teve que lutar muito e contribuir de diversas formas para a edificação da igreja. Celebrar 25 anos é um momento de júbilo por tanta graça recebida”, declarou a paróquia.

Não perca as celebrações!

Veja abaixo a programação na íntegra.

 

Informações:
Paróquia Sagrado Coração de Jesus e São José
Endereço: QNM 30 – Módulo A – Área Especial
Email: parscjsj@gmail.com
Telefone: 3372 2065

Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência
Endereço: EQNP 14/18 – Área Especial Módulo A/C – Setor “P” Sul
Email: paroquiansmdp@gmail.com
Telefone: 33777272

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search