A comunidade de Brazlândia celebrou neste sábado, 05 de junho, o jubileu de ouro da paróquia São Sebastião. A data foi marcada com missa solene, às 19h30.

No início da celebração, o pároco, Pe. Eudes, falou saudoso da história da paróquia e dos padres que passaram por lá. 

Estiveram presentes,  o  Administrador Regional de Brazlândia, Jesiel Costa; o chefe de gabinete, Marcelo;  assessoria Regional, Waldinéia e esposo; irmãs Franciscanas da Obra Social Santa Isabel; Irmãs Oblatas do Menino Jesus e todo o povo fiel da comunidade respeitando as normas  de distanciamento social.

 

 

A Paroquia São Sebastião

 

 

Devido ao crescimento do antigo povoado de Brazlândia e por contar apenas com o trabalho pastoral das Irmãs Franciscanas designadas a exercer um trabalho pioneiro de cuidar da instrução catequética das crianças e dos adultos, bem como da preparação dos fiéis em geral para Santa Missa que acontecia uma vez por semana, e dentre outras ações sociais cristãs, aos 5 dias do mês de junho de 1971, Dom José Newton de Almeida Batista nomeava o Reverendíssimo Padre Humberto Dunkel primeiro pároco da Paróquia São Sebastião. Nesta mesma data também foram lidas as provisões de criação da mesma. Aigreja São Sebastião, na época, era apenas uma capela modesta construída por moradores antigos com tijolos de barro. Em 1972 chega Padre José Pelegrinni, o novo vigário e com o poder de jurisdição fundou uma Obra Social. Neste mesmo ano também chegava em Brazlândia as Irmãs Oblatas para trabalhar na catequese e para administrar um centro de atenção ao menor. Em junho de 1972, é lançada uma campanha do dízimo para a construção da nova sede da Igreja Matriz de São Sebastião. Ainda neste mesmo ano foi lançada, durante a festa do Divino Espírito Santo, por Dom Ávila, a pedra fundamental da futura igreja Matriz. No ano 1974, no último domingo de janeiro, o Excelentíssimo Núncio Apostólico, Dom Carmine Rocco, com uma belíssima Missa solene inaugura as novas instalações da igreja Matriz e em julho deste mesmo ano o Arcebispo de Brasília, Dom José Newton, consagra e benze a nova igreja de São Sebastião. A primeira visita pastoral em nossa Paróquia aconteceu em junho de 1982, onde teve uma bonita participação da comunidade e pastorais. A Paróquia também se destacou na preparação espiritual e material na acolhida e visita do Papa no Brasil e em Brasília no ano de 1980. Em 1987 Dom Ávila, Bispo auxiliar de Brasília, empossa Padre Atílio Scarpin como novo Pároco. Em 1989 deu-se início à construção do Salão Paroquial e em 1990 à casa paroquial. Em 1992 foi dado início às obras de modificação da entrada da Matriz São Sebastião. Em 2008 Padre João Périus é nomeado Administrador da Paróquia São Sebastião devido à fragilidade da saúde de Padre Atílio. Em janeiro de 2010 Padre Givaldo Dantas, recém ordenado, é empossado como novo Pároco permanecendo por 6 anos. Em fevereiro de2016 toma posse pároco, Padre Luiz Gonzaga Pereira Júnior. Em fevereiro de 2020, o atual pároco Padre José Eudes Ribeiro da Costa. (Livro tombo da paróquia)