Papa: confissão, caminho de santidade para o penitente e para o confessor

“Queridos jovens sacerdotes, futuros sacerdotes, queridos penitenciários, exorto-vos a sempre ouvir com grande generosidade as confissões dos fiéis – é preciso paciência, mas sempre com o coração aberto, com espírito de pai – vos exorto a percorrer com eles o caminho da santificação que é o Sacramento. Contemplem os “milagres” de conversão que a graça opera no segredo do confessionário, milagres dos quais somente vocês e os anjos serão testemunhas. E que sobretudo vocês possam se santificar, no exercício humilde e fiel do ministério da Reconciliação”.

Ouça e compartilhe!

Palavras do Papa dirigidas aos cerca de 750 participantes do 30º Curso sobre Foro Interno -promovido pelo Tribunal da Penitenciaria Apostólica – e recebidos em audiência na Sala Paulo VI no final da manhã desta sexta-feira, 29.

Francisco saiu do texto escrito logo no início, para explicar o real sentido da palavra “Foro interno”, que “não é uma palavra jogada ao ar, é serio (…) é algo sagrado”.  “‘Foro interno’ – insistiu – é foro interno e não pode sair para fora. E digo isto porque me dei conta que em alguns grupos na Igreja, os encarregados, os superiores – digamos assim – misturam as duas coisas e se baseiam no Foro interno para tomar decisões externas e vice-versa. Por favor, isto é pecado! É um pecado contra a dignidade da pessoa que confia no sacerdote, mostra a sua realidade para pedir o perdão e depois se usa (isso) para organizar as coisas de um grupo ou de um movimento, talvez – não sei, invento – até mesmo de uma nova Congregação, não sei”.

A importância do “ministério da misericórdia” – observou o Santo Padre a seguir –  “justifica, exige e quase nos impõe uma adequada formação, para que o encontro com os fiéis que pedem o perdão de Deus seja sempre um encontro real de salvação, no qual o abraço do Senhor é percebido em toda a sua força, capaz de mudar, converter, curar e perdoar”.

Necessidade de formação

O Pontífice recorda que diante da longa história da Igreja e da antiguidade da Penitenciaria Apostólica – o mais antigo Tribunal a serviço do Papa, um tribunal de misericórdia – , estes trinta anos do Curso sobre Foro Interno podem não parecer muito. Mas para nossa época, em que tudo corre velozmente, é tempo suficiente “para poder fazer reflexões e balanços”.

Superar a crise com as armas da fé

Se por um lado há uma certa dificuldade do homem contemporâneo em relação à Confissão e ao senso de pecado – e devemos reconhecer isto, diz o Papa -,  “esta grande participação de sacerdotes, recém-ordenados e ordenandos, testemunha o permanente interesse em trabalhar juntos para enfrentar e superar a crise, antes de tudo com as “armas da fé” e oferecendo um serviço cada vez mais qualificado e capaz de manifestar realmente a beleza da Misericórdia divina”.

O Sacramento da Reconciliação é um verdadeiro “caminho de santificação” – enfatiza o Pontífice – pois “é o sinal eficaz que Jesus deixou à Igreja para que a porta da casa do Pai permanecesse sempre aberta, sendo assim sempre possível o retorno dos homens a Ele”.

Santificação para o penitente e para o confessor

A confissão é o caminho de santificação para o penitente e para o confessor, “e vocês, queridos jovens confessores, farão logo a experiência disto”, diz Francisco, explicando:

“Para o penitente, é claramente caminho de santificação porque, como repetidamente enfatizado durante o recente Jubileu da Misericórdia, a absolvição sacramental, validamente celebrada, restaura a inocência batismal, a plena comunhão com Deus. Aquela comunhão que Deus nunca interrompe com o homem, mas a qual o homem às vezes se subtrai, fazendo mal uso do estupendo dom da liberdade”.

O Papa recordou que no encontro com os sacerdotes de sua Diocese, escolheu para este ano o lema “Reconciliação, irmã do Batismo”.

“ O Sacramento da Penitência é irmã do Batismo, irmão do Batismo ”

Para nós, sacerdotes – explicou – o quarto Sacramento também é o caminho da santificação:

Antes de tudo quando, humildemente, como todos os pecadores, nos ajoelhamos perante o confessor e imploramos por nós mesmos a Misericórdia divina. Recordemos sempre – e isto nos ajudará tanto – antes de irmos ao confessionário, de sermos primeiro pecadores perdoados, e somente mais tarde, ministros do perdão”.

Como confessores – sublinha –  “temos o privilégio de contemplar constantemente os “milagres” das conversões. Devemos sempre reconhecer a poderosa ação da graça, que é capaz de transformar o coração de pedra em coração de carne, de mudar um pecador que fugiu para longe em um filho arrependido que volta à casa do pai”.

Importância da formação

Neste sentido,  é importante a “formação para uma celebração reta e eficaz do Sacramento da Reconciliação, pressuposto indispensável para que dê frutos”:

“Isso para que cada confissão seja sempre um novo e definitivo passo em direção a uma santificação mais perfeita; um terno abraço, cheio de misericórdia, que contribui para expandir o Reino de Deus, Reino de amor, de verdade e paz”.

Indispensável segredo da confissão

O Papa recorda que a própria Reconciliação “é um bem que a sabedoria da Igreja sempre salvaguardou com toda a sua força moral e jurídica com o segredo sacramental. Isso, embora nem sempre entendido pela mentalidade moderna, é indispensável para a santidade do Sacramento e para a liberdade de consciência do penitente, o qual deve estar certo, em qualquer momento, que o colóquio sacramental permanecerá no segredo do confessionário, entre a própria consciência que se abre para a graça e Deus, com a necessária mediação do sacerdote”.

“ O segredo sacramental é indispensável e nenhum poder humano tem jurisdição, nem pode reivindicá-lo sobre ele. ”

Por Vatican News

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search