Papa aos indígenas: “Sejam corajosos diante dos desafios que os circundam”

Em um vídeo gravado em espanhol, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos jovens do EMJI, encontro da juventude indígena que precedeu a Jornada Mundial da Juventude. Essa foi a primeira vez que foi realizada uma Jornada Mundial para os povos indígenas. O evento teve inicio dia 17 de janeiro na cidade de Soloy, capital da região indígena Ngäbe-Buglé, diocese de David, e se encerra nesta segunda-feira, dia 21 de janeiro.

“Jovens indígenas, preservem suas culturas, suas raízes e delas, cresçam, floresçam, frutifiquem; celebrem a sua fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar das suas culturas originais, mostrem o rosto indígena da nossa Igreja no contexto da JMJ e afirmem o nosso compromisso de proteger a Casa Comum e de colaborar na construção de um outro mundo possível, mais justo e mais humano ”

Da memória do passado, construir a esperança com coragem

O lema escolhido para este primeiro Encontro Mundial de Jovens Indígenas (Emji), que se realiza na esteira da encíclica Laudato si, é “Assumir a memória do nosso passado para construir com coragem a esperança”. Estas são as palavras que o Papa dirigiu aos jovens voluntários no final da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, em julho de 2016.

Gratos pela história e corajosos diante dos desafios

Francisco agradeceu a iniciativa da Seção para a Pastoral Indígena da Conferência Episcopal do Panamá, apoiada pelo CELAM, e convidou os milhares de jovens de diferentes populações indígenas presentes no encontro a “refletir e celebrar sua fé em Jesus Cristo a partir da riqueza milenar de suas culturas originais”.

“Que esta seja a ocasião – continua o Pontífice – para responder ao convite, já dirigido aos jovens de outras épocas, a serem gratos pela história de seus povos e corajosos diante dos desafios que os circundam, para avançar cheios de esperança na construção de um outro mundo possível”.

Reagir à cultura do desperdício e ao esquecimento das raízes

Em relação aos temas abordados no encontro dos jovens indígenas, o Papa está convencido de que “estimularão a busca de respostas desde uma perspectiva evangélica, a tantas e tão escandalosas situações de marginalização, exclusão, desperdício e empobrecimento a que estão condenados milhões de jovens, especialmente jovens de povos indígenas, no mundo”.

Assumam suas raízes, mas projetem-nas no futuro

Na mensagem, o Papa Francisco saúda os jovens indígenas, marca com eles encontro no Panamá; e lhes concede sua bênção aos em língua quéchua: “Jatuaida, Jamorogodre”.

Uma aldeia indígena com stands, música e danças na JMJ

No dia 21 de janeiro, depois do encontro de Soloy, os jovens irão à Cidade do Panamá para participar da 34ª JMJ. Em um parque da cidade, está sendo preparada uma verdadeira aldeia indígena, com artesanato, música e dança.

 

Por Vatican News

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search