Os 49 anos de Dedicação da Catedral serão celebrados com Missa em ação de graças

A Arquidiocese de Brasília convida a comunidade a participar, na próxima sexta-feira, 31 de maio, às 12h15, da Missa Comemorativa pelo 49º Aniversário de Dedicação da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, que será presidida pelo arcebispo dom Sergio da Rocha.

O rito de dedicação foi celebrado pelo cardeal arcebispo dom Eugênio Sales e ocorreu no dia da inauguração oficial da Catedral, em 31 de maio de 1970, em ocasião do VIII Congresso Eucarístico Nacional.

Participaram da cerimônia, cerca de 500 pessoas. Entre os convidados, autoridades religiosas, civis e políticas, como o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, a primeira dama, dona Scyla.

Na Arquidiocese de Brasília, continuamos a bendizer a Deus pelos 60 anos de evangelização, neste

Relembrar e celebrar essas, quase, cinco décadas de dedicação da Catedral este ano, tem um sentido todo especial, devido às comemorações pelo Ano Jubilar Arquidiocesano, que têm ocorrido ao longo deste ano em nossa Igreja em particular.

Além de fazer parte da história da Igreja, a Catedral também faz parte do início da história da Capital Federal, uma vez que ela foi o primeiro monumento a ser erguido em Brasília.

Localizada na Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A construção deste templo foi iniciado em 1956 e finalizada somente em 1970.

A Igreja Mãe é um conjunto arquitetônico composto por 16 colunas de concreto – inspiradas na imagem de mãos postas em oração, mas há quem diga que é a imitação de uma coroa de espinhos – e vitrais coloridos.

Compõem ainda, as três esculturas dos anjos, que pesam em média duzentos quilos, suspensos por cabo de aço no interior da Paróquia. Já do lado de fora, o campanário com quatro sinos e as quatro esculturas em bronze, representando os evangelistas dão o acabamento perfeito a obra.

A Catedral funciona diariamente das 08h às 17h. As missas ocorrem de terça a sexta às 12h15, aos sábados às 17h e aos domingos às 8h30, 10h30 e 18h.

Quer conhecer a Catedral de perto? Venha fazer uma visita! O telefone para contato está logo abaixo.

E não perca a Missa em ação de graças pela Dedicação da Catedral. Venha prestigiar esse momento e render graças a Deus pela edificação de nossa Igreja Mãe de Brasília!

 

Mas o que é uma dedicação de uma paróquia?

A dedicação de uma Paróquia, Catedral ou Santuário, é um antigo costume da Igreja Católica, no qual se consagra, a Deus, o templo e tudo que há dentro dele: cruz, sinos, objetos litúrgicos, instrumentos, pias ou fontes batismais. O ritual torna o templo sagrado para o culto a Deus, como informa o Diretório Litúrgico da CNBB. (cf. Diretório da Liturgia, p.19).

“Por ser edifício visível, esta casa aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus. Convém, pois, que, ao se erigir um edifício única e estavelmente destinado à reunião do povo de Deus, e à celebração das ações sagradas, seja esta Igreja dedicada ao Senhor em rito solene, segundo antiquíssimo costume”. “Todas as Igrejas sejam dedicadas ou ao menos abençoadas. Contudo, as Igrejas catedrais e paroquiais sejam solenemente dedicadas pelo bispo diocesano ou alguém por ele delegado, e a cada ano a comunidade celebre solenemente o dia da dedicação de sua Igreja”. (…) Para se realçar a importância e a dignidade da Igreja local, o Ofício do Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral terá o grau de solenidade na própria igreja catedral e de festa nas outras igrejas da diocese, na data em que foi dedicada… Convém que nesse dia o bispo concelebre a Eucaristia na igreja catedral com o cabido dos cônegos ou o Conselho presbiteral, com a maior frequência possível de fieis. ”(nn. 2 e 26)

 

Informações:
Local: Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Endereço: Esplanada dos Ministérios – Lote 12
Telefone: 3224 4073

 

* Foto da internet

 

Por Gislene Ribeiro

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search