Novenas, procissões e festejos celebram São Sebastião

No dia 20 de janeiro a Igreja celebra o Dia de São Sebastião. Conhecido como soldado de Cristo, a devoção ao Santo entre os católicos do Brasil é muito popular.

A Arquidiocese de Brasília possui quatro paróquias dedicadas ao santo que promovem nos próximos dias novenas, festejos e celebrações em honra ao padroeiro. Veja a programação especial:

Paróquia São Sebastião – Brazlândia

A novena terá início dia 11 e seguirá até o dia 19 de janeiro, dentro das Missas das 19h. No dia 12 haverá a tradicional procissão dos carreteiros, a partir das 13h, com saída próximo ao Hospital Regional de Brazlândia.

Já no dia 20, será promovido um almoço festivo com bingo, a partir das 12h. Os convites estão sendo vendidos na secretaria paroquial.

Ainda no dia 20 haverá a Santa Missa Solene presidia pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sergio da Rocha, às 19h.

Todos os dias, após a Missa, haverá barraquinha com a venda de quitutes e uma programação especial para toda a família.

Participe!

A paróquia fica na, Q.1 AE s/n. – Praça São Sebastião, Brazlândia. Informações: 3391-1208

 

Paróquia São Sebastião – Taguatinga

Será realizada a novena em honra ao padroeiro entre os dias 11 a 19 de janeiro. Em todos esses dias haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, seguido de novena e santa Missa.

De segunda a sexta-feira a adoração terá inicio às 17h e seguirá até às 18h30, a novena começa a partir das 19h. Nos sábados a adoração terá inicio às 16h30 e seguirá até às 17h30 e a Missa será às 18h. No domingo a adoração começa às 17h30 e a Santa Missa às 19h.

Nos dias 18, 19 e 20 haverá a festa social logo após as celebrações. Na programação, apresentações musicais, ação entre amigos, brinquedos para as crianças e a venda de lanches.

No dia do padroeiro, a programação começa às 06h com a Alvorada. Às 07h, haverá Missa e em seguida, será servido um café da manhã. Também será celebrada Missa às 11h, procissão a partir das 16h e Missa Solene às 17h.

A paróquia fica na EQNL 21/23, Taguatinga Norte. Informações: 3475-5941

 

Paróquia São Sebastião – Planaltina

A paroquia realizará a novena de 11 a 19 de janeiro, sempre nas Missas das 19h. Após as Missas haverá momentos de oração nas casas da comunidade.

No dia 20, dia do padroeiro, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento e veneração das relíquias de São Sebastião, a partir das 14h, na Igreja velha.

Às 17h, a comunidade seguirá em procissão até a Igreja Matriz onde será celebrada a Missa Solene, às 19h.

A paróquia fica na, Praça Padre Antônio Mavigaglia, A.E. S/N Setor Tradicional, Planaltina. Informações: 3389-1019

 

Paróquia São Sebastião – Gama

A comunidade se prepara para a novena que começa dia 11 e segue até 19 de janeiro. De segunda a sexta, às 19h, sábados às 18h30 e domingos às 18h, sempre seguido da Santa Missa.

Também nas sextas, sábados e domingos haverá barraquinhas com a venda de quitutes, apresentações musicais e muita diversão.

No dia 19, será realizada a carreata em honra a São Sebastião, a partir das 19h30.

Já no dia 20, a Missa Solene será às 18h, seguida de barraquinhas e show com a cantora católica, Adriana Arydes.

A paróquia fica na Área Especial 2 Praça 2 – Setor Leste, Gama. Informações: 3484-1500/ 3484-1368

 

São Sebastião

São Sebastião nasceu na cidade de Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino, venerável. Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália, onde ele cresceu e estudou e também optou por seguir a carreira militar de seu pai.

No exército romano, chegou a ser Capitão da 1ª da guarda pretoriana. Esse cargo só era ocupado por pessoas ilustres, dignas e corretas. Sebastião era muito dedicado à carreira, tendo o reconhecimento dos amigos e até mesmo do imperador romano, Maximiano. Na época, o império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião,  sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.

Missionário no exército romano

De acordo com Atos apócrifos atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião teria se alistado no exército romano já com a única intenção de afirmar e dar força ao coração dos cristãos, enfraquecidos diante das torturas.

Martírio de São Sebastião

Ao tomar conhecimento de cristãos infiltrados no exército romano, Maximiano realizou uma caça a esses cristãos, expulsando-os do exército. Só os filhos de soldados ficaram obrigados a servirem o exército. E este era o caso do Capitão Sebastião. Para os outros jovens a escolha era livre. Denunciado por um soldado, o imperador se sentiu traído e mandou que Sebastião renunciasse à sua fé em Jesus Cristo. Sebastião se negou a fazer esta renúncia. Por isso, Maximiano mandou que ele fosse morto para servir de exemplo e desestímulo a outros. Maximiano, porém, ordenou que Sebastião tivesse uma morte cruenta diante de todos. Assim, os arqueiros receberam ordens para matarem-no a flechadas. Eles tiraram suas roupas, o amarraram num poste no estádio de Palatino e lançaram suas flechas sobre ele. Ferido, deixaram que ele sangrasse até morrer.

Irene, uma cristã devota, e um grupo de amigos, foram ao local e, surpresos, viram que Sebastião continuava vivo. Levaram-no dali e o esconderam na casa de Irene que cuidou de seus ferimentos.

Depois de curado, Sebastião continuou evangelizando e se apresentou ao imperador Maximiano, que não atendeu ao seu pedido. Sebastião insistia para que ele parasse de perseguir e matar os cristãos. Desta vez o imperador mandou que o açoitassem até morrer e depois fosse jogado numa fossa, para que nenhum cristão o encontrasse. Porém, após sua morte, São Sebastião apareceu a Lucina, uma cristã, e disse que ela encontraria o corpo dele pendurado num poço. Ele pediu para ser enterrado nas catacumbas junto dos apóstolos.

Oração a São Sebastião

São Sebastião glorioso mártir de Jesus Cristo e poderoso advogado contra a peste, defendei a mim, minha família e todo o país do terrível flagelo da peste e de todos os males para que servindo a Jesus Cristo alcancemos a graça de participar de vossa Glória no céu. Amém.

 

São Sebastião rogai por nós!

 

Por Kamila Aleixo

História de São Sebastião: site cruzterrasanta

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search