05/12/2017 12:45

Foi divulgada, na última segunda-feira, 04, as intenções de oração do Papa Francisco para o mês dezembro. Este mês, o Papa convida a rezar pelos idosos.

“Um povo que não protege os avós e não os trata bem é um povo que não tem futuro! São os idosos que oferecem a sabedoria da vida”, afirma o Papa por meio de um vídeo.

“Tenhamos presente os nossos idosos, para que, sustentados pelas famílias e instituições, colaborem com a sua sabedoria e experiência na educação das novas gerações”, diz o Papa.

Veja o vídeo de divulgação:

Neste sentido, a Arquidiocese de Brasília conta com a ajuda da Pastoral da Pessoa Idosa, presente em 20 paróquias do Distrito Federal. Atualmente são 130 líderes voluntários que acompanham 850 idosos.

Segundo a coordenadora, Ana Maria Ferreira Melo, a proposta da Pastoral da Pessoa Idosa é ajudar a melhorar a qualidade de vida do idoso, principalmente os mais fragilizados socialmente. “Nossa missão é visitar as residências e acompanhar, evangelizar, levar informações sobre a saúde do idoso, como risco de quedas, alimentação, prática de exercícios físicos, em fim, tornar de alguma forma a vida daquele idoso melhor”, explicou.

Outra grande ajuda prestada pela Pastoral do Idoso é o esclarecimento sobre os direitos da pessoa idosa. “Muitos não sabem quais são seus direitos perante a sociedade. Nós ajudamos esclarecendo dúvidas e informando, até para que sejam cobradas das autoridades as melhorias das políticas públicas para a pessoa idosa”, conta Ana Maria.

A última pesquisa realizada pelo IBGE, em 2016, mostra que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no País e passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%).  As estimativas são de que a “virada” no perfil da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos. Daqui a 14 anos, os idosos chegarão a 41,5 milhões (18% da população) e as crianças serão 39,2 milhões, ou 17,6%, segundo estimativas do IBGE.

Segundo Ana Maria, é urgente e extremamente necessária a atuação de mais líderes voluntários na pastoral para atender essa parcela da população em constante crescimento. “Precisamos levar com urgência os afetos a as ternuras de Deus aos nossos idosos”, parafraseou Ana.

Para se tornar um líder voluntário basta procurar a coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa da sua paróquia ou da paróquia mais próxima.

Para o próximo ano já estão previstas duas capacitações para cada região do DF. Mas as capacitações são realizadas conforme a necessidade.

Outras informações podem ser obtidas pelo número: 3036-37280 ou 98129-3737, falar com a dona Ana Maria.

 

Por Kamila Aleixo