No Dealbar do Ano de 2019

A vida é uma sucessão de aprendizados, de descobertas e de novas possibilidades e é sempre um constante desafio; afinal, viver é uma arte que exige de nós dedicação e empenho, esforço e entrega, sabedoria e perseverança. A vida é um ciclo de encontros com Deus e o nosso próximo, onde aprendemos que a nossa vida é querida por Cristo desde a eternidade. Nós somos amados, somos necessários. Deus tem um projeto conosco na totalidade da História, Ele tem um projeto precisamente para nós.

A expectativa de um novo ano pode, de alguma forma, ser comparada à gestação de um novo filho, pois a mulher grávida, durante os nove meses de gravidez, sonha com o seu filho, suas características, a cor de seus olhos, a delicadeza de sua pele e assim ela começa a projetar um mundo de esperança para a criança que está para nascer. Esperança é uma palavra chave quando começamos a perceber que um ano novo está chegando, está cada dia mais próximo, trazendo consigo 365 novos dias da epifania de Deus.

Assim como a mulher grávida tem necessidade das mãos hábeis de uma obstetra para dar à luz ao filho, todos nós temos necessidade de novos ideais, projetos e desafios para alimentarmos o ano vindouro com a virtude da esperança. Quais são as esperanças que estamos carregando em nossos corações nesse dealbar do ano de 2019? Penso que certamente a esperança de um mundo melhor, mais humano, mais fraterno e mais justo, onde os muros sejam derrubados, os refugiados sejam acolhidos com dignidade e as crianças e os jovens valorizados em suas potencialidades. Um mundo de paz, de harmonia e de comunhão, onde as diferenças sejam superadas com o respeito, a violência seja combatida com a fraternidade e as guerras sejam eliminadas pelo exercício da caridade.

Sem sombra de dúvidas, no ano que estamos iniciando, nós vivenciaremos alegrias e tristezas, sucessos e derrotas, cansaços e disposição, encontros e desencontros, momentos de saúde, mas também dificuldades e sofrimentos. E é exatamente a santificação de todas essas realidades que farão com que o ano de 2019 seja um ano muito bom em todos os sentidos.  2019 será um bom ano se soubermos caminhar, com firmeza e prontidão, unidos ao Cristo em direção à Páscoa eterna, à vida eterna, vivenciando desde já a comunhão dos santos.

Na gestação de um filho, os pais preparam-no com a sua oração, confiando-o a Cristo já antes do seu nascimento. No início de um ano novo, nós também devemos confiar ao nosso Deus adorado e amado tudo aquilo que viveremos no novo ano. Por isso, é sempre bom começarmos o ano novo rezando: Senhor, nós te louvamos, te bendizemos, te glorificamos e te damos graças pela Tua imensa glória!

Desde o primeiro dia do ano novo, nós devemos reservar tempos e momentos no nosso dia a dia para o encontro com Deus na oração, na meditação orante das Sagradas Escrituras e na participação nos sacramentos. Devemos também reservar tempos para o encontro com o nosso próximo e as suas necessidades espirituais e materiais. Agindo assim, nós descobriremos o amor misericordioso que Cristo nutre por nós e estaremos capacitados para professar uma fé sólida, uma corajosa esperança e uma caridade ardente.

Inúmeros serão os desafios que iremos enfrentar em 2019, mas não podemos esquecer que são esses desafios que nos impulsionam na caminhada da fé. São esses desafios que nos ensinam que, em Cristo, nós somos mais que vencedores.

Na plena certeza de que em 2019 nós seremos vencedores em Cristo, caminhemos em direção à porta do ano novo e batamos solicitando permissão para entrarmos no novo ciclo da vida e da História, que será seguramente único, memorável e inesquecível. Senhor, abri-nos, por favor! Nós somos os caminhantes da História, os aprendizes do Vosso amor que percorrem as vias do mundo, sem nunca se cansar e sem jamais perder-se no caminho. Queremos, a cada dia deste novo ano, caminhar na Escola da Virgem Santa Maria, testemunhando nossa pertença a Cristo e à Igreja, por meio do exercício da humildade, da santidade e pelo aprendizado das obras de misericórdia.  Guiai-nos com a Vossa mão, Senhor, e conduzi-nos às novas messes que necessitam do testemunho da fé e da esperança cristã. Que a Vossa bênção divina nos alcance e traga para todos nós um novo mundo e o dom da paz para os nossos corações, para as nossas famílias, para as nossas cidades e para o mundo inteiro.

Voltemo-nos para a Virgem Santa Maria, neste novo tempo de esperança que já está despontando na alvorada da História. Vamos entregar, com confiança, nas maternas mãos da Virgem Maria, as nossas vidas, as nossas famílias e toda a humanidade, no dealbar deste ano de 2019. Ampara-nos, doce Mãe, no caminho da alegria do Evangelho e na perseverança na vida da graça a fim de que este ano de 2019 seja um ano feliz e bom, novo e desafiador, empolgante e decisivo. Feliz Ano Novo! Feliz e abençoado Ano Novo a todos no Senhor!

 

Por Aloísio Parreiras
Escritor e membro do Movimento de Emaús

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search