11/07/2018 11:30

“Ora et labora”
“Reza e trabalha”
(São Bento)

 

Nesta quarta, dia 11/07, é dia de celebrar o Dia de São Bento, o santo homem que marcou o seu tempo pela dedicação, zelo e amor a Deus. Nascido na cidade de Nursia, província de Perugia, próximo a Roma, na Itália; Bento viveu entre os anos de 480 e 547.

Cresceu em uma família ilustre e bastante conhecida na região onde morada – Anícia. Seu pai era um nobre romano e tinha uma irmã gêmea, Escolástica (Santa Escolástica).

Quando jovem, foi enviado a Roma para estudar Retórica e Filosofia. Mas se decepcionou com o declínio moral e espiritual das pessoas vividos naquele período, e se retirou para Enfide, onde passou a viver como eremita, dedicando-se à oração, meditação, ao Sacrifício e outras atividades para alcançar a santidade.

Por essa razão passou a ser conhecido como pai do monaquismo, que significa uma forma de vida cristã totalmente consagrada a Deus no retiro, no silêncio, na penitência, na oração e no trabalho.

Após três anos de afastamento em uma gruta, foi então descoberto e passou a atrair a atenção das pessoas, que passaram a segui-lo e a pedir conselhos e direcionamentos espirituais.

Logo em seguida, foi levado a um mosteiro na cidade de Vicovaro, também na Itália, onde foi eleito abade. Algum tempo depois, os colegas religiosos tentaram envenenar o santo homem, segundo alguns relatos históricos, por ele levar uma vida exigente.

Bento, então, saiu deste mosteiro e dirigiu-se para Monte Cassino, onde fundou, em 529, um mosteiro que passou a ser a base da Ordem Beneditina, uma das maiores ordens monásticas do mundo.

Em 534, começou a redigir a Regula Monasteriorum (Regra dos Mosteiros), ou apenas “Regra de São Bento”, como é mais conhecida, e que tinha como lema “Oração e trabalho” (ora et labora). Baseado nos ensinamentos de Jesus Cristos, o escrito estimulava a prática dos Dez Mandamentos e prezava por uma boa formação espiritual dos jovens cristãos.

As “Regras” também traziam normas de como os monges devem ser e agir, que traz um dos capítulos:

“Não soberbo, não violento, não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador, não detrator… mas casto, manso, zeloso, humilde, obediente”.

A Regra é o único texto conhecido de Bento, mas o suficiente para manifestar sua habilidade, no qual o tornou o melhor da tradição monástica e trouxe-a para o Ocidente. Os 38 pequenos capítulos do Segundo Livro dos Diálogos contêm ainda vários episódios da vida e dos milagres de São Bento, como quando fez brotar água de uma rocha e um discípulo andar sobre a água, outra passagem menciona um jarro de óleo que nunca se esgotava, ou até citações de que ele poderia ler o pensamento das pessoas.

Entre suas obras inclui também a fundação da Ordem dos Beneditinos, uma das principais ordens monásticas do mundo, que segue todos os ensinamentos de Bento.

Dos mosteiros beneditinos saíram grandes ícones católicos, entre eles, os seguintes Papa:

Papa (duração do papado)

– Papa Pio VII – 1800 a 1823

– Beato Urbano V – 1362 a 1370

– Papa Clemente VI – 1342 a 1352

– Papa Celestino V – 1294 (5 meses)

– Papa Nicolau III – 1277 a 1280

– Papa Gregório VIII – 1187 (1 mês)

– Papa Gelásio  II – 1118 a 1119

– Beato Vítor III – 1086 a 1087

– São Gregório VII – 1073 a 1086

– Papa Estevão X – 1057 a 1058

– Papa Silvestre II – 999 a 1003

– Papa Leão VII – 936 a939

– Papa João IX – 898 a 900

– Papa Adeonato II – 672 a 676

– São Bonifácio IV – 608 a 615

– São Gregório I, o Grande – 590 a 604

Bento morreu em 21 de março de 547, aos 67 anos. Mas dias antes previu a própria morte e contou aos amigos religiosos.

A irmã gêmea Escolástica também faleceu naquele mesmo ano, em fevereiro, e também teve a morte prevista pelo Bento.

A Beatificação se deu no ano de 1220 por Papa Honório III. Uma das motivações para a santificação foram as vitórias de São Bento de Núrsia sob as ciladas armadas pelo Diabo. Em uma delas, foi lhe oferecido um cálice de vinho envenenado e um pedaço de pão, também envenenado.

Em outras várias ocasiões, Bento foi tentado e ofendido pelo diabo, tanto que os religiosos que sempre estavam com Bento conseguiam escutar as ofensas.

Mas com o sinal da cruz e a citação da oração contida na Cruz da Medalha de São Bento, que pode ser vista logo abaixo, também escrita pelo santo na parede do Mosteiro em que ele vivia, Bento vencia as investidas e espantava o diabo.

Roguemos a Deus e ao bem-aventurado São Bento, para que possamos, a cada dia, vencer e espantar as investidas do maligno e, assim, mantermos-nos longe do pecado e de todo o tipo de mal!

 

Comemoração no Mosteiro São Bento 

Para celebrar e homenagear o Padroeiro, o Mosteiro de São Bento de Brasília realizará duas celebrações nesta quarta, dia 11/07.

As Santas Missas serão presididas às 10h e às 19h30. Vale destacar que na missa da noite haverá a benção do sal, água e demais objetos religiosos.

Ao longo do dia serão realizadas as atividades normais do Mosteiro, ou seja, todas as horas Canônicas. E todos os ofícios e as Missas serão abertos ao público.

O Mosteiro relatou ainda a importância de comemorar esta data junto à comunidade.

“Celebrar São Bento no Mosteiro é importante para quem é devoto, pois é um local especial  dedicado a ele na Diocese. Recinto que inspira devoção e uma profunda ligação com o Santo Patriarca, tendo em vista que neste local habitam os monges por ele fundados. A comunidade monástica se alegra em ver tantos devotos visitando o mosteiro e se recolhendo em oração”.

Ainda de acordo com o Mosteiro cerca de 1000 mil pessoas devem passar pelo local ao longo das celebrações e outras atividades em honra a São Bento.

O Mosteiro de São Bento fica localizado na SHDB QL 32 Conjunto 1 Bloco B – Ermida Dom Bosco, Lago Sul.

Venha alcançar sua graça!

Veja abaixo as atividades e horários oferecidos pelo Mosteiro:

Horários de Missas no Mosteiro

06h45 – Segunda a Sábado

10h – Domingo

Horário Ofício

Vigílias

05h – Segunda a Sábado

05h20 – Domingo

Laudes

06h – Segunda a Sábado

06h45 – Domingo

Terça

09h – Todos os dias

Sexta

12h – Todos os dias

Noa

15h – Segunda a Sábado

16h – Domingo e Solenidade

Vésperas

18h – Todos os dias

Completas

19h30 – Todos os dias

 

Medalha de São Bento

A origem da Medalha de São Bento é incerta. Sabe-se apenas que ela foi redescoberta em 1647.

A medalha de São Bento trás gravada em uma de suas faces a seguinte oração: “A Cruz Sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos”.

Já na frente da medalha, é apresentada uma cruz e as letras C S P B gravadas. Estas letras são abreviações da frase em latim: Cruz Sancti Patris Benedicti ou Cruz do Santo Pai Bento.

No verso da medalha se encontra duas hastes, uma na vertical e outra na horizontal. A haste vertical da cruz está gravada as letras: C S S M L que significam Crux Sacra Sit Mihi Lux ou A cruz sagrada seja minha luz. Na haste horizontal, as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux ou Não seja o dragão (demônio) meu guia. No alto da cruz está gravada a palavra PAX ou Paz, que é o lema da Ordem de São Bento.

A imagem de São Bento também aparece no verso da medalha. Ele segura na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges chamados beneditinos. Na outra mão, ele segura a cruz. Ao redor da medalha, lê-se Eius in Obitu nro Praesentia Muniamur, que quer dizer: Que São Bento nos conforte na hora da nossa morte.

A partir da direita da palavra PAX, traz as iniciais: V R S N S M V que significam Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana ou Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. E as letras S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas ou É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos.

Oração da Medalha de São Bento em Latim:

“Crux Sacra Sit mihi lux; non draco sit mihi dux;
vade retro satana!; nunquan suad mihi vana;
sunt mala quae lib ipse venena bibas”

Tradução da Oração da Medalha de São Bento:

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!

 

Oração a São Bento

Ó Deus, Vós que Vos dignastes derramar sobre o bem-aventurado confessor, o Patriarca São Bento, o espírito de todos os justos, concedei a nós, Vossos servos e servas, a graça de nos revestirmos desse mesmo espírito para que possamos, com o Vosso auxílio, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

 

Informações:
Local: Mosteiro de São Bento
Endereço: SHDB QL 32 Conjunto 1 Bloco B – Ermida Dom Bosco / Lago Sul / Brasília DF
Telefone: (61) 3367 2949
Fax: (61) 3367-3069
Site: www.msbento.org.br
E-mail: mosteiro@msbento.org.br
E-mail: hospedaria@msbento.org

 

Por Gislene Ribeiro