No dia 17 de junho, o arcebispo emérito de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão completa 50 anos de Sagração Episcopal. Para celebrar esta data tão importante a Arquidiocese de Brasília convida a toda a comunidade a participar da Missa em Ação de Graças, que será realizada no dia 10 de junho, às 10h00, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Participe!

Dom Falcão

O cardeal Dom José Freire Falcão, nasceu em 1925 na cidade de Ereré, no Ceará, e  desde cedo sonhou em ser sacerdote, no que sempre foi incentivado pela família.

Entrou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, aos 14 anos. Foi ordenado padre em 1949 e em 1967 foi feito bispo, tornando-se pastor da mesma diocese em que já havia exercido o sacerdócio por vinte anos. Em 1971 tornou-se arcebispo de Teresina, no Piauí, onde permaneceu até 1984, quando foi transferido para Brasília.

Dom Falcão foi o segundo arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese entre 1984 e 2004, quando se aposentou. Sempre fiel ao seu lema episcopal, “In humilitate servire” (“Servir na humildade”), nesse período Dom Falcão ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao Papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas.

Em 28 de junho de 1988, Dom Falcão foi criado cardeal. Participou, em 2005, do funeral do Papa João Paulo II e do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.

*Em entrevista concedida para a Revista de 50 anos da Arquidiocese de Brasília, o cardeal dom Falcão explicou o porquê da escolha de seu lema episcopal, “Servir na humildade”:

“Li essa frase há muito tempo em um livro do Concílio Vaticano II, quando ainda era padre. Achei muito bonita a idéia de que os missionários têm que servir em humildade nos lugares para onde vão. Assim, no episcopado, escolhi servir com humildade em meu pastoreio, colocando-me a serviço do meu clero e do meu povo, sem procurar aparecer.”

 

Informações:

Catedral Metropolitana de Brasília

Esplanada dos Ministérios

Outras informações: 3213-3341

 

Por Kamila Aleixo com informações da Revista especial 50 anos da Arquidiocese de Brasília – Entrevista da jornalista Juliana Campêlo